Pedro Afonso de 17 anos, natural de Viana do Castelo, foi o único português presente no Campeonato do Mundo, que se realizou de 02 a 07 de julho, no spot mais a sul da Península Ibérica, em Tarifa, Espanha.
Nesta competição, o atleta vianense enfrentou as dificuldades climatéricas. O pouco vento que se fez sentir em Tarifa não eram favoráveis a Pedro Afonso, que está habituado aos fortes ventos do Cabedelo. Segundo fonte da Vianalocals, apesar da eliminação do atleta, os comentadores elogiaram a prestação de um dos mais jovens atletas em prova. “O júri enalteceu a prova do Pedro Afonso, que conquistou 19,95 pontos e o vencedor ficou nos 25 pontos“.
Apesar do resultado, a participação foi “muito positiva“, acrescida ainda do facto de ser o único representante luso em prova.
Pedro Afonso é atleta federado do Clube de Vela de Viana do Castelo e compete em vela, desde os oito anos de idade.
O ano de 2018 foi o seu primeiro ano de competição no circuito mundial de kitesurf, onde acabou no 21.º lugar, num total de 88 competidores.
Este ano, Pedro Afonso, já esteve presente na primeira etapa em Cabo Verde, tendo interrompido a participação nas etapas seguintes (Alemanha), devido ao período de exames escolares. Brevemente irá participar numa prova em Fuerteventura.
O seu local habitual de treino é a praia do Cabedelo em Viana do Castelo e conta com o apoio do VIANA BEACH CENTER/VIANALOCALS.