No passado dia 12 de julho realizou-se, para o cemitério desta vila, o funeral do padre Manuel Caridade Pires, membro da Comunidade dos Missionários Passionistas. As exéquias, que foram presididas pelo padre Paulo Correia, Superior da Comunidade dos Passionistas de Barroselas, tiveram lugar na igreja do Seminário e tomaram parte 22 sacerdotes, não só da sua comunidade, mas também párocos de freguesias das dioceses de Braga e Viana do Castelo.
Recorde-se que o padre Pires era natural da freguesia de Fontão, concelho de Ponte de Lima, onde nasceu em 20 de abril de 1940, filho de Joaquim Pires e de Maria do Prazeres Pires e faleceu na cidade de Santa Maria da Feira, no dia 10 de julho.
Com vocação para o sacerdócio, concluídos os estudos primários, ingressou na Congregação dos Passionistas no Seminário de Barroselas, para continuar os estudos em Espanha, onde fez o noviciado e concluiu os cursos de Filosofia e Teologia. No regresso a Portugal e já depois de ordenado sacerdote, dedicou-se ao ensino nas casas da Congregação, no Barreiro e Santa Maria da Feira, onde faleceu.
O padre Manuel Pires era um homem simples, mas dotado de um bom sentido de humanidade, razão porque na sua missão sacerdotal, teve incluída a formação de casais para o matrimónio, por isso, tinha em cada conhecido um amigo.
Por outro lado, foi um bem preparado professor, recordado com saudade pelos seus antigos discípulos, alguns presentes no seu funeral.