Extrato de projeto apresentado publicamente

Todos os estabelecimentos de ensino, em maior ou menor escala, podem e devem sentir orgulho por ter abrigado no seu seio gente que, de uma ou outra forma, foi brilhante ao longo da vida. Esse regozijo também é sentido pela Escola Secundária de Monserrate (ESM), herdeira da antiga Escola Industrial e Comercial de Viana do Castelo, já que ao longo dos 130 anos de vida muito tem contribuído para formar e valorizar pessoas, sejam elas alunos ou professores.

A prová-lo está o projeto que este velho estabelecimento de ensino está a levar a cabo para dar a conhecer alguns daqueles que acolheu e que se vieram a revelar artistas nas mais diversas áreas.

O plano conta com apoio financeiro da Fundação da Caixa de Crédito Agrícola e está a ser produzido por professores e alunos do curso profissional de técnico de multimédia da escola, que dispõem de suficientes recursos materiais e humanos aptos a produzir conteúdos audiovisuais de qualidade. O projeto nasceu aquando da edição do livro “Carolino Ramos – a pulsão pela arte”, em 2016, edição do Centro Cultural do Alto Minho e da Câmara Municipal, que teve como autores Álvaro Campelo e Gonçalo Fagundes.

Paralelamente à edição desta obra, já que Carolino Ramos tinha sido aluno e professor da ESM, foi proposto à mesma, através do professor António Costa, entretanto falecido, a realização de algo que homenageasse o Mestre. Um criativo documentário foi então realizado com a colaboração do Teatro do Noroeste, no qual se envolveram devotadamente os professores João Palhares, docente do curso de multimédia, António Costa, responsável pelo Núcleo Museológico da ESM e Fernanda Neves, bibliotecária, e ainda os alunos do referido curso de multimédia.

O êxito do trabalho realizado abriu caminho para que se fosse mais longe e desta forma se prestasse homenagem a muitos outros filhos deste estabelecimento de ensino. Numa primeira abordagem, estão selecionadas dez pessoas, estando de imediato em realização documentários dos artistas Carolino Ramos, Salvador Vieira, Manuel Rocha e Rui Pinto. Mas o projeto tem continuidade prevista, com o objetivo de homenagear de igual forma muitos outros que entretanto vão sendo lembrados.

No passado sábado, dia 27, na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal, extratos do trabalho já realizado foram dados a conhecer publicamente e o que foi mostrado revelou envolvimento e ação, com resultados já muito satisfatórios. Presentes para falar do projeto e atestá-lo como seriamente importante, estiveram o Diretor do agrupamento de escolas de Monserrate, Manuel Vitorino, o Presidente da Fundação Caixa Agrícola do Noroeste, José Luís Carvalhido, o professor João Palhares e a professora Fernanda Neves. E se o que foi apresentado não deixa dúvidas sobre a valia do projeto, a garantia dada por todos os comunicadores de que se trata de um trabalho que vai merecer todo o apoio das instituições envolvidas e de quem o realiza, pressagia que se está perante uma obra que vai ser bem digna de aplauso.

Na cerimónia, muito justamente, não faltaram palavras de louvor e homenagem sentida ao professor António Costa, há pouco tempo falecido. Ele que foi um entusiasta deste projeto, um brilhante professor e acima de tudo um cidadão pleno, bem merece que não o esqueçamos.
GFM

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.