“Tenho que fazer uma boa representação das pessoas de Viana”

Sem nunca ter desfilado na Mordomia, Salomé Silva é este ano a cara do cartaz da Romaria. A cumprir um “objetivo de vida” aguarda serenamente os cinco dias da festa. De 16 a 20 de agosto vai participar nas festas de uma forma diferente. No passado, era uma espetadora assídua e no ano de 2019 será uma das figuras de destaque.

Com 26 anos, e natural de Darque, esta psicóloga espera orgulhar os vianenses. Com muitas expectativas em relação aos vários quadros da Romaria, Salomé Silva destaca a Procissão ao Mar, que acontece no dia 20 de agosto, feriado municipal da cidade.
Este ano, o cartaz escolhido contempla as duas componentes da festa, a parte religiosa e profana. Para a “menina do cartaz” fez-se justiça e foram de encontro “às expectativas das pessoas da Ribeira”.

A Aurora do Lima (AAL): O que representa seres a cara da Romaria deste ano?
Salomé Silva (SS): Para mim é muito importante. Foi algo que sempre ambicionei. Já tinha tentado em outras ocasiões, mas não consegui. Este ano decidi fazer as coisas de forma mais séria para cumprir este grande objetivo de vida e graças a Deus consegui atingir.

AAL: Já tinhas concorrido anteriormente. O que fizeste este ano?
SS: Decidi contactar uma designer e fotógrafo profissional. Fiz uma pesquisa de fundo dos cartazes a concurso ou sem concurso, que foram escolhidos. Pesquisei tudo o que consegui sobre os cartazes e as críticas e tentei ir de encontro às críticas que eram feitas aos anteriores.

AAL: O cartaz deste ano foi também idealizado por ti?
SS: Sim, nós concorremos em equipa. Fui eu, a Ana e o Carlos. Penso que o conceito, a parte sentimental foi mesmo deles, eu fui apenas a modelo.

AAL: Depois da apresentação do cartaz já participaste em outras iniciativas de divulgação?
SS: Para já existiu a Feira Internacional de Artesanato (FIA) e como calhou no dia do meu exame final do curso de bombeiros não consegui estar presente. Mas já estive presente na inauguração da Feira de Artesanato de Viana e na exposição dos cartazes. Sei que no dia 12 vamos participar num programa da SIC e até às festas, haverá outras iniciativas.

AAL: Que traje é esse?
SS: É um traje certificado à Vianesa, da Casa da D. Marta Prozil. É certificado com todas as regras. É Vianesa da Ribeira Lima.

AAL: Quais as características do traje?
SS: Tem colete, camisa bordada, o meio lenço e o lenço, a saia, que está bordada com silva a preto, e com a barra preta no fundo. O avental é florido, a sandália e a meia. Tudo o que caracteriza aqueles trajes certificados.

AAL: O traje não pertence à família?
SS: Não, é daquela casa que falei anteriormente.

AAL: integras algum grupo folclórico?
SS: Não, não integro nenhum grupo. Relativamente, à minha tradição na Romaria D`Agonia, eu apenas fazia parte enquanto público. Ou seja, ia sempre às festas, todos os dias e a todos os eventos e tentava acompanhar as festas. Para mim, a Romaria é o grande momento do ano.

AAL: Então, nunca desfilaste na Mordomia?
SS: Exatamente. Eu só participava enquanto espectadora.

AAL: E apesar desse sonho de ser a cara da Romaria nunca participaste a desfilar.
SS: Nunca calhou. Durante o meu crescimento houve também várias oportunidades para ingressar em grupos e em ranchos, mas nunca aconteceu.

AAL: Será uma estreia, em todos os sentidos.
SS: Sim, esperemos que seja uma estreia em grande.

AAL: Quais as expectativas para um dos grandes momentos da festa, que é o desfile da Mordomia?
SS: Eu sempre acompanhei o desfile. E, sem dúvida que é um dos grandes momentos da festa e um dos que atrai mais pessoas à cidade. Eu tenho uma grande expectativa. Acho que será um momento muito bonito e emocionante e espero fazer jus ao peso que me é colocado.

AAL: Já sentes esse peso da responsabilidade?
SS: Sim, completamente. Já desde o início que tenho de fazer uma boa representação das pessoas de Viana.

AAL: Sentes que és a representante maior desta Romaria?
SS: Sim, sem dúvida e espero fazer um bom papel.

AAL: Em relação ao ouro. Que peças são?
SS: No ouro tenho algumas peças bastante tradicionais, o fio, os trancelins, uma custódia muito antiga, a Senhora do Caneco, que é uma personagem bastante tradicional. Uma laça e os brincos à rainha, uma cruz e contas tradicionais.

AAL: O ouro pertence à família?

SS: O ouro foi emprestado por duas pessoas próximas.

AAL: Em que momentos estarás presente?

SS: Tenho de estar na Mordomia, na apresentação dos cumprimentos, no Cortejo, nas procissões ao mar e em terra. E opcionalmente posso participar nos desfiles noturnos. Serão cinco dias muito intensos.

AAL: Já disseste que costumas participar na Romaria enquanto espectadora. Consegues eleger algum momento?
SS: Acredito que serão momentos diferentes enquanto público e enquanto “menina do cartaz”.

AAL: Enquanto público qual eleges?
SS: Eu gosto muito do cortejo, sobretudo nos últimos anos que tem tido mais momentos musicais e são mais atrativos. Como “menina do cartaz” acho que será, sem dúvida, a Procissão ao Mar, por causa da emoção e até pelas características do cartaz. Acho que será um momento marcante.

AAL: Este cartaz contempla as duas componentes da festa, a religiosa e a profana.
SS: A mensagem principal era mesmo essa. Ir de encontro aos desejos da população da Ribeira. Digamos que a Romaria é de homenagem à Senhora D`Agonia e alguns cartazes têm vindo a esquecer essa componente. Esta é uma festa dos pescadores, das pessoas de Viana e da Ribeira e tentamos ir de encontro a isso, mas sem esquecer a componente mais festiva da Romaria.
AAL: Quais as tuas memórias da Romaria D´ Agonia.
SS: Eu nunca existi sem as festas. Para mim, sempre foram marcadas pelos reencontros das famílias. Os momentos de emoção das procissões. Toda a festa tem momentos marcantes. Da parte profana, o que mais gosto são os bombos e a serenata.

AAL: Alguém da tua família já tinha tido este papel de destaque?
SS: Não, para já não.

AAL: O que esperas deste ano?
SS: Espero que corra tudo bem. Que as pessoas gostem da festa e das novidades, como a charanga a cavalo da GNR e ainda o facto de o desfile da Mordomia não ter a paragem no edifício da autarquia. É a pensar nas pessoas que as festas são feitas. Esperamos que quem é de cá goste das festas e que quem nos visite fique com vontade de regressar.

AAL: Recebeste ensinamentos da anterior Mordoma, a Maria João?
SS: Para já ainda não. Eu ainda não tive nenhuma dúvida, mas tenho a certeza que com o aproximar da festa vou ter de lhe fazer algumas questões. Como não tenho experiência nestas coisas, de certeza que terei muitas dúvidas. Ela desejou-me sorte e para me divertir e de facto é isso que vou fazer. Eu sou bastante emotiva e por isso será evidente que eu vivo a Romaria D`Agonia.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.