Procissão ao Mar há mais de 50 anos

O monsenhor Daniel Machado, pároco de Monserrate, foi o grande impulsionador da procissão ao mar a realizar no dia 20 de agosto, dia da Senhora da Agonia.

Os pescadores queriam que a procissão à cidade se realizasse no dia 20 e, por iniciativa do pároco de Monserrate, realizou-se nesse dia, no ano de 1968. Foi grande o entusiasmo dos pescadores por fazerem a festa e a procissão no seu verdadeiro dia da padroeira.

A procissão percorreu as ruas da Ribeira: Campo do Castelo, rua dos Poveiros, rua do Loureiro, rua D. Frei Bartolomeu dos Mártires, rua Góis Pinto e praça General Barbosa. Ao chegarem os andores da Nossa Senhora da Agonia, de Nossa Senhora dos Mares, do Senhor dos Aflitos e de Santa Catarina, rompeu um fogo cerrado de morteiros e fez-se a procissão das imagens ao mar nas traineiras dos pescadores. As ruas por onde passou, foram todas atapetadas (sic) de flores naturais.

Subindo a um barco, o monsenhor Daniel Machado fez um sermão alusivo à Senhora da Agonia. Aquele foi um sacerdote piedoso e exemplar que continuou com as boas obras de caridade, como a sopa dos pobres nas traseiras da igreja, criadas pelo antecessor, Domingos Borlido.

Daniel Machado também não descansou enquanto não criou a Diocese de Viana, em 02 de fevereiro de 1978. Era um homem bom, um vianense orgulhoso da sua terra e da sua rua do Loureiro, hoje com o seu nome. Recordemos, nesta data, este grande sacerdote de Viana do Castelo e da nossa Ribeira.
Amaro Correia

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.