Menção honrosa para um carrecense

No Concurso Nacional de Fotografia realizado na FNA 2019 (Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde), com o trabalho Cabeçudos e Gigantones: “Da Tradição à Criação”, o nosso conterrâneo Abílio Azevedo conquistou uma prestigiosa Menção Honrosa com sabor a primeiro prémio, aliás, como o próprio referiu.

O trabalho a concurso tinha de obedecer a determinados critérios, entre eles versar a atividade de um artesão e identificar uma obra produzida por este.

Pois bem, o Abílio Azevedo não podia ter melhor escolha do que selecionar o nosso conterrâneo Francisco Cruz, um artesão do papel que por sua vez elegeu para o seu trabalho a produção dum memorial à “MariaTapeira”, personagem darquense sobejamente conhecida no contexto dos “Cabeçudos e Gigantones”. Quem não se recorda dela, com a sua mestria disciplinadora que impunha a todo aquele séquito irreverente que demandava as ruas da nossa Viana, em festa. Os prémios atribuídos foram os seguintes: Grande Prémio FNA: “Olaria do Mestre João da Rita”, a Gabriela Pontes, Açores. Prémio CEARTE: “A tesoura de tosquiar Ovelhas”, de António Tedim, Maia. Menções honrosas do Centro Português Fotografia: Cabeçudos e Gigantones, “Da Tradição à Criação”, de Abílio Azevedo, de Viana do Castelo. Do “Bilro à Renda”, de José Pedro Martins, de Vila do Conde.

São 10 as fotos que fazem parte do portfólio premiado. Só 10 podiam ser no máximo, mas, são representativas do processo da criação de um cabeçudo… São muito significativas e do melhor! E muitas mais se registaram, para memória futura. Aos dois artistas carrecenses presentes neste evento em Vila do Conde, onde evidenciaram a arte com saber e mestria, os nossos sinceros parabéns. Ao Francisco Cruz pela feliz ideia que teve para, nesta produção de arte decorativa, imortalizar a “MariaTapeira” dos Cabeçudos e Gigantones, obra artística observada meticulosamente e registada com rigor pela objetiva de Abílio Azevedo.

Ao Abílio Azevedo também os nossos sinceros parabéns por todo o trabalho realizado para a conquista desta Menção Honrosa. Continua a captar o que de melhor achares, mas continua com a tua simplicidade a dar-nos destas notícias maravilhosas. Parabéns.

Festival de Folclore
No dia 14 de agosto de 2019, às 21h30, no Largo da igreja, o XXXV Festival de Folclore, Carreço 2019. Uma organização do Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carreço.

Os grupos participantres são: Grupo Etnográfico do Castelo do Neiva; Grupo Folclórico Danças e Cantares de Perre; Rancho Folclórico “Os Pastores de São Romão”, Seia; Rancho Folclórico Maria da Fonte da Casa do Minho, Rio de Janeiro; Rancho Folclórico São Pedro de Rates, Póvoa de Varzim e o Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carreço.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.