Entre 26 de agosto e 03 de setembro, a Associação Juvenil de Deão – AJD promoveu o intercâmbio europeu “E.Utopics”, financiado pelo programa Erasmus+ Juventude em Ação, em parceria com mais cinco instituições oriundas de Espanha (Federacion Comunitaria de Asociaciones de Rotxapea-Batean), Chipre (European University Cyprus), Turquia (Dream Team), Itália (Comune di Casorate Sempione) e Roménia (Universitatea de Arte Din Targus Mures).
Conforme nos foi referido, perto de 30 jovens destes países partilham, durante nove dias, experiências, usos e costumes, línguas, culturas e têm ainda espaços de debate, aprendizagem e reflexão sobre a temática da participação ativa em organismos de intervenção política, como forma de promover a prática de uma cidadania plena.
Na oportunidade, foi sublinhado que o baixo grau de envolvimento dos/as jovens na vida política é um flagelo que afeta o desenvolvimento de sociedades democráticas e, sobretudo, prejudica os sonhos e aspirações da juventude de diversos países. Em maio de 2018, um estudo da OCDE indica que 40% dos/as jovens não tem interesse pela política e só 28% (a nível mundial) admite ter participado nos últimos atos eleitorais. De forma a contribuir para a melhoria deste cenário que invade o quotidiano dos/as jovens, aquelas seis instituições decidiram implementar este intercâmbio de forma a promover a participação ativa juvenil e a contribuir para ter jovens dotados/as de mais informação.
“Jovem cidadão/ã e o seu papel na comunidade; Direitos civis e políticos”; “Conhecer formas de participação política em cada país; Principais entraves à participação”; “Ser cidadão/ã Europeu; As eleições europeias”; “Visita à Câmara Municipal de Viana do Castelo: perceber o seu funcionamento e que tipo de iniciativas desenvolvem para promover a participação jovem”; “Exemplos de participação ativa – conversas informais com jovens autarcas e politicamente ativos/as”, foram algumas das atividades desenvolvidas.
Os/as participantes elaboraram um pequeno folheto em suporte digital e em papel, de modo a que outros/as jovens, possam refletir sobre as suas orientações políticas explicando que formas de participação existem, ferramentas tecnológicas e as consequências positivas da participação. Desta forma, o projeto terá um efeito multiplicador de boas práticas.
Ainda atividades desportivas, de lazer, visitas à cidade de Viana do Castelo, à Universidade de Coimbra, noite intercultural, noite na comunidade, e a apresentação dos produtos do projeto na comunidade vão promover na juventude e na comunidades a interculturalidade, o diálogo-religioso, e valores comuns de liberdade, tolerância e respeito pelos direitos humanos.