Em pleno dia Mundial do Turismo o Instituto Politécnico de Viana do Castelo comemorou a criação, há 30 anos, do curso de Turismo. A cerimónia comemorativa decorreu no âmbito das Jornadas de Turismo que juntou novos, atuais e antigos alunos em palestras, apresentações e debates. Uma data que relembrou e homenageou Francisco Sampaio, fundador do Curso de Turismo e personalidade de reconhecido mérito no panorama turístico nacional.
Carlos Rodrigues, presidente do IPVC, recordou os primeiros passos do curso, que em 1989/1990, que abriu, nas instalações do Castelo Santiago da Barra em Viana do Castelo, a primeira turma e enalteceu o percurso efetuado até aos dias de hoje. “Este foi um curso que se impôs pela qualidade da sua formação e que ao longo destes anos tem dignificado a imagem e o IPVC no seu conjunto. É um dos cursos que mais reconhecimento tem, quer no panorama nacional, quer internacional, e tal deve-se a um conjunto de fatores, como é o caso da qualidade da formação, o reconhecimento através de prémios já conquistados, mas também pelas ações que desenvolve. Recordo que ainda não se falava desta questão dos projetos e a relação dos projetos, alunos e investigação, e já o curso de turismo o fazia. Esteve e está sempre na linha da frente”, sublinhou.
“ESCOLHA CERTA”
Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal (TPNP), considerou que os estudantes que optaram pelo curso de turismo como formação superior fizeram a “escolha certa”. “Tenho dito por toda a região que este é um momento e uma área que me deixa particularmente feliz uma vez que sou portador na grande maioria das vezes de boas notícias.
Estamos a falar de um setor que representa 24% do PIB do país. De um setor que atingiu praticamente o pleno emprego, que trouxe 500 milhões de euros de proveitos em 2018 só na região Porto e Norte”, salientando que este é um momento para falar da importância do turismo para a economia da região e “também para aquilo que promove em termos de coesão territorial e coesão social”.
Números e indicadores que não deixam margem de dúvidas ao dirigente que deixou uma boa notícia aos estudantes do curso de Turismo presentes: “Vocês têm, à partida, quase emprego garantido no final do curso”.
QUATRO NOVOS HÓTEIS
José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, aproveitou a ocasião para recordar e homenagear todo o trabalho desenvolvido por Francisco Sampaio em prol do desenvolvimento do turismo na região, uma “personalidade a quem o Alto Minho e o país devem muito pela promoção. Na organização de produtos turísticos e na divulgação da gastronomia, dos trajes e do artesanato da região”.
José Maria Costa falou dos desafios de hoje. “Quem não estiver na chamada nuvem não existe, pelo que à semelhança do que acontece noutros setores, o que lá colocamos também têm que ser produtos de qualidade e produtos sustentáveis”.
O presidente da autarquia deixou ainda a indicação que, até 2021, quatro novas unidades hoteleiras irão surgir em Viana do Castelo.