O Instituto Politécnico de Viana do Castelo promoveu, na última semana, diversas atividades para o acolhimento e integração dos estudantes internacionais e Erasmus que escolheram uma das seis escolas superiores para estudar.
Em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, o programa arrancou com a receção oferecida pela autarquia. No dia seguinte a comitiva conheceu as principais artérias da cidade a bordo de um comboio turístico.
A receção oficial do Politécnico de Viana do Castelo acontece no último dia 02 de outubro. Na oportunidade degustaram iguarias típicas da região. Presentes os responsáveis da instituição, nomeadamente a sua vice-presidente, Ana Paula Vale.
Esta sublinhou, ao nosso jornal, a importância destas parcerias no âmbito do Erasmus e de projetos do Erasmus + que trazem até ao IPVC muitos jovens europeus e brasileiros, bem como jovens portugueses que vão fazer o programa em instituições estrangeiras de ensino superior, designadamente nas 130, com as quais tem parcerias.
Neste momento, o IPVC tem 62 jovens em instituições situadas no espaço europeu, além de umas quatro dezenas em estágios em empresas na mesma área geográfica.
São 59 jovens em mobilidade que vão permanecer em Viana do Castelo e assistir às aulas no IPVC durante, pelo menos, um semestre. São oriundos de instituições parceiras do politécnico vianense em países como Itália, Polónia, Lituânia, Espanha, Eslovénia, República Checa, Alemanha, França, Letónia, Turquia, Áustria e Brasil. Além de frequentaram o IPVC, têm como espaço de alojamento um imóvel do Centro Social e Paroquial de Stª Maria Maior com quem foi estabelecido um protocolo.
Lara Manfredi, de 21 anos de idade, e estudante de gerentologia na Universidade de S. Paulo esteve à conversa com A AURORA DO LIMA sublinhando a importância de conhecer novos hábitos e culturas, além do objetivo de aprender “o máximo que puder”. Há cerca de um mês em Viana do Castelo, já conhece algum do património desta cidade e de outras vizinhas, como Braga, Porto e Vigo. No entanto, quer aproveitar a oportunidade para conhecer outros locais em Espanha, Itália e França.
Já a espanhola Alba Izquierdo tem 22 anos e é estudante na Universidade de Zaragoça. A sua formação passa pelas engenharias industrial, mecânica, mecatrónica, civil e alimentar. Quer aproveitar as aulas no Politécnico e conhecer a cultura portuguesa. É a única estudante que vai permanecer dois semestres e o seu objetivo é conhecer todas as regiões de Portugal, de norte a sul, sem esquecer os Açores e a Madeira.
Além destas iniciativas para estudantes, o IPVC tem também parcerias idênticas a nível dos professores e pessoal não docente, embora por períodos bastante mais curtos. Atualmente estão a ser utilizadas 50 ‘bolsas’ atribuídas a docentes e cinco a outros funcionários.
Desde 1987 que o IPVC participa em parcerias no âmbito do Erasmus, sendo já milhares de jovens desta instituição abrangidos por esta iniciativa.