A SAMTHIAGO, empresa vianense do setor da conservação e restauro, assinou com o Governo Regional da Madeira, no passado mês de setembro, o contrato para a “Conservação e restauro dos tetos mudéjares das naves e transeptos da Sé do Funchal”.
A Portaria que autoriza a distribuição dos encargos orçamentais relativos à “obra no montante total de 860.000” (com IVA chega a perto de um milhão de euros) foi publicada no Jornal Oficial da Região Autónoma da Madeira.
A Sé Catedral do Funchal (na foto), classificada como Monumento Nacional desde 1910, constitui o principal templo religioso do arquipélago, sendo o monumento mais visitado do Funchal. Mandado construir por D. Manuel I, em 1493, é dos poucos edifícios que sobreviveram intactos desde os tempos da colonização.
10
A intervenção deverá estar concluída em 2021. Segundo dados oficias, registados no Portal Base (portal dos contratos públicos), trata-se do maior contrato público de prestação de serviços de “Conservação e Restauro” alguma vez realizado em Portugal.