Viana vai receber um Laboratório de Inovação de retalho partilhado com focos em I&D e transformação digital e incubação em Portugal. Foi apresentado, há dias, numa unidade hoteleira na Praia Norte, junto à zona empresarial onde se situa o pavilhão onde funcionará e serão criados quatro dezenas de postos de trabalho especializado. Pretende ser “o lugar onde os retalhistas podem ter acesso exclusivo a criadores de inovação”.
Na cerimónia marcou presença o edil de Viana do Castelo, que aproveitou para dar a conhecer as mais valias da região e do concelho no que toca aos incentivos para a fixação de empresas e ainda as “facilities” de que Viana do Castelo dispõe para empresários e empresas emergentes, serviram sobretudo para marcar o arranque deste laboratório que, em última instância, vai permitir reduzir os riscos de investimento para a indústria de retalho (online e offline).
O acordo assinado entre a XnFinity e a Microsoft pretende usar a inovação como ferramenta. “Para combater as disrupções no cenário do retalho, os retalhistas precisam responder com inovação. Mas eles também têm medos: medo do custo da inovação e o medo de ser o primeiro – ou o único – a usar uma inovação”, avisou o responsável pela empresa portuguesa, Orlando Ribas Fernandes.