Após a entrada em funções do Diretor Executivo para o Centro Social e Paroquial de Areosa, prof. Gaspar Cruz, procuramos ouvi-lo para saber quais as suas novas funções, bem como as suas prioridades.
Gaspar Cruz disse-nos que tinha como principais funções a assessoria ao futuro Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário, Creche e ATL.
O seu objetivo imediato é a abertura do Centro de Dia e para isso aguarda o resultado da candidatura ao programa “PROCOOP”.
O outro objetivo será acabar a construção do Lar. Para o efeito, independentemente da candidatura ao programa “PARES”, negoceia um empréstimo bancário que rondará os seiscentos e oitenta mil euros (680.000€) sendo quatrocentos mil para o Lar e o restante para liquidar o empréstimo atual.
Referiu-nos ainda as grandes dificuldades financeiras com que o Centro se debate. Dando ainda conta dos grandes apoios que têm obtido da Câmara Municipal de Viana, com o empenho do presidente da junta Rui Mesquita. O último dos quais foi o pagamento do equipamento para o Centro de Dia, no valor de vinte mil euros (20.000€). Só assim, tem sido possível a realização desta grandiosa obra.
A fim de fazer o ponto da situação em que se encontra a instituição, está agendada para o dia 09 de novembro, pelas 15 horas, uma reunião pública. Dada a importância da mesma apela-se a uma grande participação da população.
ECOVIA COM DOIS “PEIXES”GIGANTES
A Câmara Municipal de Viana procedeu à instalação de duas estruturas gigantes, em forma de peixe, feitas em ferro pela artista areosense José Mourão, no troço da ecovia do litoral norte, mais concretamente, uma junto ao Castelo Velho e a outra junto do Campo de Jogos Ilídio Cunha, para incentivar quem passeia naquela zona a valorizar os resíduos.
Os resíduos depositados naquelas estruturas serão encaminhadas para a Resulima para valorização.