Normalmente os resultados eleitorais para as legislativas são divididos pelos dois maiores partidos nacionais, o chamado Bloco Central. E em Serreleis também não se foge à regra, seja nas presidenciais, legislativas ou autárquicas.
Serreleis tem no poder local vários mandatos de independentes. Foi já neste modelo que se realizou o primeiro referendo local, que mereceu grande relevo em toda a comunicação social nacional, incluindo os canais televisivos.
Mas também é certo que existe uma grande tradição nesta localidade de políticas mais ao centro, onde o PSD se enquadra perfeitamente, e aqui este partido está bastante enraizado pelo trabalho, que as pessoas ligadas a esta força política tem desempenhado em várias áreas da comunidade, quer como entidades civis, religiosas e no associativismo. Aqui há, obviamente, pessoas tanto da esquerda como da direita.
Estes bons exemplos são depois seguidos por outros e semeados para que haja frutos em todas as épocas. Mas há árvores que, com o temporal, ficam danificadas, e provavelmente, o melhor remédio, e segundo o meu amigo especialista, será cortar os ramos partidos, e esperar que elas rebentem com mais força.
O que se espera de todos os partidos, em especial dos deputados eleitos por este distrito, nomeadamente os eleitos pelo PSD, o Dr.º Jorge Mendes, a Dr.ª Emília Cerqueira e o Dr.º Eduardo Teixeira.
Foram várias as iniciativas desenvolvidas durante a campanha eleitoral, como se verifica com a Selfie, que acompanha a notícia, tirada na Quinta da Malafaia, com os serrelenses, Daniel Vieito; António Parente e o professor Domingos Viana, que relembrou à deputada Dr.ª Emília Cerqueira uma visita à Assembleia da República, com a turma do curso de Gestão da escola de Monserrate, a qual foi acompanhada pela referida deputada. Essa turma era frequentada por alguns alunos naturais da nossa freguesia, mas também de outras, como o Toni Soares, o Fábio e o Edgar de Lanheses.
Acho que os deputados devem estar mais perto das pessoas ao longo de todo o ano. De qualquer modo, fiquei com a impressão que a deputada Dr.ª Emília Cerqueira tem grande receptividade para com as gentes do Alto Minho. Isso é bem patente em ambas as fotos. Além disso, o seu empenho foi notório, demonstrando uma grande preocupação pelos problemas e a resolução dos mesmos, tanto no período eleitoral, como no exercício das suas funções, agora renovadas.
Aproveito a oportunidade para lhe desejar um excelente mandato, juntamente com os outros ilustres deputados de todas as forças políticas.