18.º Curso de Graduados de Karaté-Do Shotokai

No dia 28 de setembro decorreu o 18.º Estágio de Graduados (cintos negros e castanhos), organizado pela Associação Portuguesa de Karaté-Do Shotokai, no Pavilhão do Atlântico, em Viana do Castelo, sob a orientação dos mestres Atsuo Hiruma (5.º DAN), Domingos Silva (5.ºDAN) e Manuel Alves (5.º DAN). Participaram vários centros de prática de diferentes localidades (e.g. Viana do Castelo, Ponte do Lima, Castelo do Neiva, Meadela, Esposende, Porto, Vila nova de Gaia, Vila Nova de Cerveira, Mujães), bem como de estabelecimentos de ensino particular – Colégio do Minho.

Na parte da manhã, o aquecimento foi feito pelo mestre José Pinheiro (4.ºDAN), tendo o trabalho incidido sobre um aquecimento geral dos praticantes, concretamente, flexibilidade, com exercícios para o fortalecimento muscular e articular. Seguidamente, o mestre Atsuo Hiruma realçou a importância da técnica de combate ser apurada, devendo os praticantes concentrar o foco na essência da técnica aplicada. Nas Katas, expoente máximo desta modalidade, foi exigida a aplicação das técnicas e a motivação intrínseca para o desenvolvimento das mesmas.

Da parte da tarde, Manuel Alves, 5.º DAN, da Associação congénere de Vila Nova de Gaia, procedeu ao aquecimento, aliando a flexibilidade à resistência.

Os mestres Atsuo Hiruma, Domingos Silva e Manuel Alves concretizaram o apoio dos alunos na execução das técnicas.

O mestre Atsuo Hiruma, no decorrer dos momentos de confraternização, manifestou a sua satisfação pelo trabalho desenvolvido pelas diferentes centros, salientando a necessidade do trabalho se projetar para o futuro, para vincular técnica e sentimento, expressão máxima desta arte marcial.

Nos dias 22 e 23 de novembro acontecerá o 23.º Estágio Ibérico de Karaté-Do Shotokai, em Viana do Castelo, cuja orientação técnica estará a cargo dos mestres Atsuo Hiruma e Domingos Silva, 5.ºs DAN.

(APKDS/Imprensa)

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.