Proclamação solene é este domingo

A igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, mandada construir por Bartolomeu dos Mártires, acolhe, no próximo sábado, dia 09, pelas 21h, uma vigília pela canonização daquele.

A vigília decorre na véspera da proclamação solene da canonização de Frei Bartolomeu dos Mártires, marcada para o dia seguinte, dia 10, na Sé de Braga.

De acordo com fonte do secretariado para a comunicação social da Diocese do Castelo, a iniciativa inclui uma homília do bispo, D. Anacleto Oliveira, na igreja de São Domingos, onde o novo santo está sepultado. No final será apresentado o livro “A Luz de um Santo”, lançado pela Diocese de Viana do Castelo sobre a vida e mensagem de Bartolomeu dos Mártires.

Lembremos que foi em julho último que o Vaticano anunciou, por decisão do Papa Francisco, a canonização de Bartolomeu dos Mártires. Este foi declarado venerável em 23 de março de 1845, pelo papa Gregório XVI, e beato, em 04 de novembro de 2001, pelo papa João Paulo II.

Bartolomeu dos Mártires (batizado Bartolomeu Fernandes) nasceu em Lisboa, em 03 de maio de 1514, e morreu em Viana do Castelo, a 16 de julho de 1590. Foi arcebispo de Braga entre 1559 e 1582, tendo tido uma participação importante no Concílio de Trento. Em Viana do Castelo, além de ter mandado construir o convento e igreja contígua, destacou-se pela sua dedicação aos pobres.

O bispo de Viana do Castelo e o clero diocesano reuniram-se na terça-feira da semana passada, em assembleia, para um tempo de encontro, formação e reflexão no Santuário da Senhora da Peneda.

O clero refletiu sobre a figura de São Bartolomeu dos Mártires (1514-1590) – arcebispo de Braga quando a arquidiocese incluía os territórios de Braga, Bragança, Vila Real e Viana do Castelo – que o Papa Francisco inscreveu no livro dos santos por canonização equipolente. O decreto vai ser lido, como atrás referimos, no próximo domingo, 10 de novembro, em Braga.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.