Olímpico Vianense assinala 25 anos de atividade

O clube Olímpico Vianense está neste ano, 2019, a comemorar os 25 anos de atividade. No passado dia 31 de outubro organizou um jantar comemorativo, que se realizou na Quinta do Carvalho e reuniu mais de 200 pessoas.

“As Bodas de Prata são de extrema importância para um clube de Atletismo que se iniciou como qualquer outro clube de pequena dimensão, e que ao longo dos tempos cresceu para nosso orgulho e satisfação de dever cumprido”, dizia o presidente do Clube. Alexandre Gomes explicava ainda que o Olímpico Vianense nasceu “devido à coragem e empenho de um conjunto de jovens atletas e respetivos treinadores e principalmente pelo gosto e dedicação à modalidade dos jovens praticantes”.

O Olímpico Vianense começou por ser um clube de prática de Atletismo e recentemente apostou em outras modalidades, nomeadamente o BTT, o Trail, o Atletismo Adaptado e as Atividades Físicas e de Lazer.

As comemorações dos 25 anos iniciaram-se com o “VII Trail de Santa Luzia” onde estiveram presentes cerca de 1200 atletas, nacionais e internacionais, em abril. Em julho, o Dia Olímpico/ Memorial a José Pedro Baganha, com a presença de 180 atletas representando diversos clubes, do distrito de Viana do Castelo, Braga, Porto bem como de clubes de renome nacional. Já recentemente, a 5 de outubro, decorreu o evento “I Viana Urbana Trail” com a participação de 500 atletas que percorreram o centro histórico, parque da cidade e outros arruamentos de Viana do Castelo.

Atualmente o clube possuiu em funcionamento as secções de atletismo e atletismo adaptado, nas vertentes de formação e competição, bem como a secção de Trail na vertente lúdica e de competição.

O Clube Olímpico Vianense continua, todos os anos, a ter grande parte dos seus atletas representados nos diversos rankings nacionais de atletismo, desde o escalão de infantis até ao escalão de seniores.

Neste momento, o Clube tem uma candidatura a correr para a atribuição do estatuto de Utilidade Pública. Aproveitando a presença do vereador do Desporto da Câmara Municipal, Vítor Lemos, do presidente da Associação de Atletismo de Viana do Castelo e da Federação Portuguesa de Atletismo, o responsável do Olímpico Vianense pedia o apoio destas entidades para alcançar aquela distinção. “Pretendíamos também, e apelando à boa vontade das entidades e parceiros aqui presentes, apetrechar o ginásio com material necessário como complemento e reforço da prática desportiva, conforme indicação já proposta pelo clube, sendo que a utilização seria aberta a todos os utilizadores de estádio, nomeadamente equipas de atletismo, equipas de futebol, árbitros, treinadores bem como atletas de outras modalidades”, sublinhava Alexandre Gomes.

O presidente do Olímpico Vianense pediu também ao vereador do Desporto que “seja dada continuidade ao protocolo regular existente entre esta entidade e o clube, bem como a continuidade do protoloco de apoio aos atletas de alta competição, ressalvando que sem estes, será difícil manter os atletas de renome no concelho de Viana do Castelo. Ainda pedimos que se realize o protocolo definitivo para a cedência das atuais instalações, no estádio Manuela Machado, onde está alojada a sede do CAOV, bem como o melhoramento do seu interior”. Alexandre Gomes apelou que lhes fosse dada a possibilidade de participar no programa “Atletismo 1.º ciclo”.

Fotos: Né Bastos

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.