Na última sexta-feira, dia 08 de novembro, foi inaugurada a terceira e última exposição da série “Romaria”. O projeto de Flávio Cruz apresentou três componentes das festividades pela lente de vários fotógrafos do norte de Portugal. A mostra está patente no antigo Hospital de Viana do Castelo, na Praça da Erva.
“O que nos traz cá é o terminar de um ciclo, que se iniciou em maio”, dizia a vereadora da Cultura. Maria José Guerreiro explicava ainda que “as fotografias são de olhares diferentes e diversos. Não são aqueles olhares formais. São outras formas de olhar para as romarias”.
O coordenador do projeto salientava que “ao longo de cinco anos estivemos em todas as freguesias de Viana do Castelo para fazer um levantamento documental, mas também artístico”.
A exposição apresenta registos fotográficos captados nas festividades de Amonde, Carvoeiro, Deão, Deocriste, Freixieiro de Soutelo, Lanheses, Mazarefes, Meadela, Meixedo, São Romão do Neiva, São Lourenço da Montaria, São Salvador da Torre, Vila Fria, Vilar de Murteda, Vila Franca e Vila Mou.
Nesta terceira exposição, são apresentadas 37 fotografias da autoria de António Pedrosa, Gonçalo Delgado, João Silva, Luís Lagadouro, Luís Vilaça, Miguel Oliveira, Nuno Sampaio e Rui Fonseca.
O texto de apoio à exposição e o respetivo catálogo têm assinatura de Hermenegildo Viana. As anteriores abordaram a temática da flor, em maio e do traje, em agosto.