Núcleo da Liga dos Combatentes assinala 101 anos do Armistício

O núcleo da Liga dos Combatentes de Viana do Castelo comemorou na segunda-feira, dia 11, o centésimo primeiro aniversário do Armistício e o 96.º aniversário da criação do Núcleo local. A cerimónia de homenagem decorreu no Largo 9 de Abril e contou com a presença de militares, ex-militares e autoridades civis.

“Nós queremos que esta data não caia no esquecimento”, referia o presidente do Núcleo local. Joaquim Martins salientava que “nós nunca nos podemos esquecer que saiu de Viana do Castelo a Brigada do Minho, que desfilou na Liga dos Combatentes a caminho da Flandres. E nessa Brigada, tivemos mortos e muitos heróis. Tivemos um muito conhecido na cidade, que é o Major Xavier da Costa e o General Barbosa, que está sepultado no nosso talhão da Liga. O Afonso do Paço e também (…) o Luís Gonzaga, que foi capitão e nasceu em Viana e que curiosamente um mês antes esteve cá e a 09 de abril foi morto em combate, deixando viúva e três filhos”.

O Núcleo da Liga dos Combatentes de Viana não quer que “estes vianenses sejam esquecidos”, por isso anualmente no Largo 9 de Abril depositam uma coroa de flores junto ao monumento de homenagem.

Para além dos elementos do Núcleo participaram nas cerimónias representantes de várias forças de segurança e militares e o autarca vianense.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.