A Paróquia de Santa Maria de Carreço viveu intensa atividade no último fim de semana de novembro/ 01 de dezembro, primeiro pelo facto de no dia 30 sábado, ter ocorrido a realização do Jubileu das Almas, uma festa da responsabilidade da Irmandade das Almas desta Paróquia.
O programa, como habitualmente, constou de confissões destinadas a toda a comunidade paroquial e a realização do Ofício Solene e a celebração da Eucaristia vespertina, seguida de procissão ao cemitério, onde se orou pelas almas dos nossos conterrâneos, familiares e amigos já falecidos.
Em segundo lugar, no domingo, 01 de dezembro realizou-se o habitual Sagrado Lausperene (adoração prolongada). Como nos dois anos anteriores a adoração foi livre, isto é, não foram marcadas horas de adoração para cada lugar ou grupo da Paróquia, por isso, cada um fez o seu encontro com o Santíssimo Sacramento a qualquer hora do dia, no entanto, estiveram sempre presentes pessoas que acompanharam o Lausperene, garantindo a ordem e o respeito nesta importante manifestação de fé através da adoração, da oração, da meditação e da introspeção.
A anteceder a adoração ao Santíssimo teve lugar a Celebração Eucarística do 1.º Domingo do Advento, com a qual se iniciou o novo ano Litúrgico, Ano “A”, sendo acesa a vela respetiva, este ano colocada num belo tronco de árvore.
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
No passado dia 04 deste mês de dezembro, o Centro Social e Cultural de Carreço obteve, em Espinho, o 2.º lugar PIEE IPSS (Programa Integrado de Eficiência Energética para as IPSS), ao participar na terceira e última fase do concurso nacional.
O programa integrado de eficiência energética para as instituições particulares de solidariedade social (PIEE IPSS) é uma medida financiada pelo Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica, aprovado pela (ERSE) Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, sendo promotor a (RNAE) Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional).
O objetivo do PIEE IPSS foi sensibilizar e capacitar os colaboradores das IPSS para a temática da eficiência energética, através da criação e capacitação de uma rede de coordenadores internos de energia. O processo passou por uma primeira fase onde 380 IPSS se candidataram e participaram num workshop do qual foram selecionadas 50 em consideração do seu potencial de redução de consumos de energia.
Numa segunda fase e somente nessas 50 IPSS foi elaborado um levantamento/diagnóstico energético, a partir do qual as Instituições apresentaram um projeto com propostas/ideias onde continham medidas no âmbito comportamental/pedagógico com os objetivos para a melhoria e eficiência energética, o aumento do desempenho energético e a redução da fatura elétrica dos seus imoveis. Com fundamento em tais projetos as IPSS participaram numa terceira e ultima fase do concurso, a nível nacional, onde foram premiadas as 15 IPSS que melhores projetos apresentaram, sendo atribuídos 5 prémios e 10 menções honrosas.
O Centro Social e Cultural de Carreço obteve o honroso 2.º lugar entre 380 concorrentes, convém evidenciar, 380 à escala nacional, o que lhe atribuiu o prémio monetário de 5000€. Ocorre-nos referir que estamos perante um caso de “muita parra e pouca uma”, é certo, mas a amplitude e o valor imaterial desta distinção vale muito mais que isso, e ele é acima de tudo uma mais valia e um estimulo para o CSCC continuar na senda da conquista de novos galardões. Os nossos parabéns.
BOAS FESTAS
Neste tempo de Natal, desejamos de um modo geral a todos os leitores do “A Aurora do Lima” e em particular a todos os carrecenses, em especial aos que se encontram longe dos seus, espalhados pelos quatro cantos do Mundo, um Santo e Feliz Natal e um Bom Ano Novo.