De Mazarefes para o mundo e do mundo para Mazarefes, assim se pode apresentar o Presépio da Sofia. Uma construção surpreendente e cuidada que alberga mais de 500 peças originárias de 50 países dos continentes Europeu, Asiático, Africano e Americano.
Sofia Pinheiro, guia interprete de profissão, reside na nossa freguesia há cerca de 30 anos e partilha, com um carinho muito especial, a história do seu presépio. Desde que, aos 10 anos, assumiu a função de montar o presépio da família, para assinalar o Tempo do Advento e do Natal, a Sofia tem vindo a acrescentar algum pormenor àquele que seria um Presépio Tradicional Português, onde as figuras da Sagrada Família são acompanhadas pelo anjo, pelos pastores e pelos Três Reis Magos, mas também por personagens representativas da cultura portuguesa, como, por exemplo, a tradicional banda de música, produzidas em cerâmica e de forma artesanal, que preserva há mais de 4 décadas.
A partir de 2008, decidiu investir em peças representativas dos países por onde passa e adquire-as propositadamente para colocar no presépio. Procura, sempre que possível, peças de artesãos e materiais locais. Outras são-lhe oferecidas. A montagem, realizada em 4 dias, com musgo seco, plantas, pedaços de tronco, rolhas de cortiça, areia pintada, entre outros materiais, transformou-se, mais uma vez, no cenário onde se cruza a cultura e o fantástico, figuras humanas e animais, sob o cintilar das luzinhas e o aroma dos chocolates que oferece a todos os visitantes. Recorda com ternura a visita das crianças da Escola Básica de Mazarefes (EB1 e JI) em 2017 e de muitos amigos e conterrâneos ao longo dos últimos anos.
Neste Presépio é fácil reconhecermos as figuras minhotas, as casinhas de Piódão, da Ericeira, do Alentejo ou de Santana, ou mesmo os Caretos de Podence, elevados recentemente a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO. Por outro lado, somos conquistados pelo pormenor das fascinantes representações de países longínquos como Uzbequistão, Camboja, Capadócia, entre tantos outros, culminando possivelmente com o ponto mais austral do mundo, a cidade de Ushuaia, na Argentina. Das múltiplas figuras do seu Presépio, Sofia salienta o valor inestimável de 2 anjos, esculpidos em madeira de oliveira, que trouxe da Igreja da Natividade, em Belém, na Palestina. Tem, também, um significado especial, um pedaço da casca do gigantesco castanheiro de Moimenta da Beira (de onde a mãe é natural), apontado por especialistas como o mais antigo de Portugal, com idade entre os 1300 e 1600 anos, cujo tronco tem 13 metros de perímetro, que recolheu do chão numa visita ocasional.
É, em suma, segundo a própria, um presépio de memórias eternamente em construção, uma paixão.
Novos párocos
Foram apresentados e tomaram posse na nossa paróquia, no passado sábado, dia 04 de janeiro, integrando a celebração da Epifania do Senhor, os três novos párocos: o Mons. José Fernando Caldas Esteves, o Pe. José Domingos Leal Meira da Rocha e o Pe. Xavier Amado Fernandes Moreira.
D. Anacleto Oliveira, Bispo de Viana do Castelo, nomeou-os párocos in solidum de S. Tiago de Castelo do Neiva, S. Sebastião de Darque, S. Nicolau de Mazarefes e Sta. Eulália de Vila de Punhe, Arciprestado de Viana do Castelo, sendo moderador Mons. José Fernando Caldas Esteves.