De hoje, 15 de janeiro, a 15 de abril, a lampreia do Rio Minho vai ser servida nos restaurantes dos concelhos atravessados por aquele rio internacional. A iniciativa é da ADRIMINHO e dos seis municípios do Vale do Minho (Melgaço, Monção, Valença, Paredes de Coura, Vila Nova de Cerveira e Caminha.
O Município de Monção participa na iniciativa gastronómica, que entra na sua 11.ª edição, com a presença de 17 restaurantes localizados no centro histórico da localidade e em várias freguesias do concelho. Com tradição, requinte e inovação, disponibilizam uma ementa com a “afamada” lampreia do rio Minho.
Nestes três meses, quem visitar o concelho de Monção poderá deliciar-se com arroz de lampreia ou à bordalesa mas também com opções mais contemporâneas: sushi, escabeche ou empanada. Para acompanhar, uma garrafa de Alvarinho, um dos melhores vinhos brancos do mundo com selo de garantia da Sub-Região de Monção e Melgaço.
Neste período, o Município de Monção disponibiliza um programa complementar que engloba visitas a locais de interesse cultural, percursos por lugares naturais e patrimoniais e atividades de desporto e lazer. Um dos pontos mais altos acontece nos dias 29 de fevereiro e 01 de março, com a realização do Rali à Lampreia.
“A iniciativa Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência constitui um valioso cartão-de-visita da região num período de época baixa, contribuindo para a dinamização hoteleira e a valorização das nossas paisagens e monumentos”.