Quatro por condução sob o efeito do álcool e três por detenção ou tráfico de armas proibidas destacam-se entre os nove detidos em flagrante delito pela GNR, no distrito de Viana do Castelo, na última semana (dias 20 a 26).
No mesmo período, foram apreendidas 25 doses de liamba, nove de haxixe, duas armas de fogo, duas viaturas e uma balança.
Quanto a trânsito, verificou 410 infrações. Destas, 283 foram por excesso de velocidade, 31 por falta da inspeção periódica obrigatória, 30 por uso de telemóve,18 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças; e 17 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei.
Registaram-se 50 acidentes, com um morto e 17 feridos leves.
No mesmo espaço de tempo, passou 19 autos de contraordenação: sete no âmbito do policiamento geral; cinco no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente; cinco no âmbito do consumo dos estupefacientes; e dois no âmbito da legislação fiscal.
A nível de ações de sensibilização, destacam-se quatro no âmbito escolar, abrangendo 206 alunos e 17 encarregados de educação. Nos “Idosos em segurança”, foram sensibilizados 33 idosos em três ações.