Grupo Folclórico das Lavradeiras no Médio Oriente

No período de 06 a 11 de janeiro de 2020, o Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela assinalou a sua 55.ª internacionalização, com uma deslocação ao Qatar onde participou na 4.ª edição do “Intercultural Dialogue and Cultural Diversity Festival”.

Este festival decorreu na “Cultural Village Foundation” – Katara, uma pequena vila, que sempre se destacou por organizar eventos tradicionais locais que procuram preservar o património cultural do Qatar.

O “Intercultural Dialogue and Cultural Diversity Festival”, decorre de outubro de 2019 a dezembro de 2020 e inclui a participação de 17 países de todo o mundo que mostram as suas tradições e património.

Coube ao Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela a honra de representar Portugal, no período já referido, tendo sido alvo dos maiores elogios por parte do público local e de alguns emigrantes portugueses que quiseram atenuar as saudades, assistindo ás nossas danças e cantares tradicionais.

O envolvimento do público foi, de facto, um aspeto marcante para os elementos do grupo, tendo sido destacado, sobretudo, a forma entusiasta como marcavam com o bater das palmas o compasso das nossas músicas. Também a riqueza e o colorido dos nossos trajes foi realçada pela imprensa local, tendo sido referido que o Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela “possui uma vasta e fabulosa coleção de trajes tradicionais, que são muito coloridos, variados e vívidos. Cada peça é confecionada artesanalmente com fibras naturais e é considerada de grande valor patrimonial.

Foi evidente para a comunidade local que a música e as artes desempenham um papel de destaque na cultura portuguesa, nomeadamente as danças folclóricas tradicionais pela sua ligação às áreas rurais e comunidades agrícolas do país. Foi, desta forma, que a imprensa se referiu à nossa acuação, destacando para além dos trajes coloridos, os “instrumentos musicais, os estalos com os dedos e os movimentos circulares das danças.”

Por último e citando os representantes da organização do evento a propósito da performance do grupo, “The happy feeling emitted from the dancers is likely to be transmitted and before you” .

Esta é, indubitavelmente, a nossa maior recompensa e a certeza de que o nosso dever, enquanto embaixadores da cultura da Meadela e de Viana do Castelo, foi cumprido.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.