Alunos vianenses em atividades das Forças Armadas

Cerca de 330 alunos das escolas de Viana participaram nos dias 06 e 07 de fevereiro em ações das Forças Armadas. Esta semana, os alunos do 4.º ano das escolas locais deslocaram-se à Escola de Serviços da Póvoa de Varzim para conhecerem “os valores militares”, ao abrigo do “Alista-te por um dia”.

“Nós precisamos que os portugueses conheçam a atividade das Forças Armadas e dedicamos alguma atenção aos jovens, porque são o futuro do país e serão cidadãos de plenos direitos e com capacidade para decidir”, referia o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas. O almirante Silva Ribeiro frisava que as crianças e jovens têm de perceber a “importância e a relevância do trabalho das Forças Armadas”.

No total estiveram envolvidos 50 militares, que apresentaram meios aquáticos e terrestes aos alunos e Viana do Castelo foi o primeiro concelho do Continente a receber o Programa de Divulgação das Forças Armadas, que envolve o “Alista-te por um dia”, “Cidadania e Forças Armadas” e “Portugal e as Forças Armadas”.

O autarca vianense orgulhava-se de ser o concelho escolhido para o arranque da iniciativa. José Maria Costa desejava que o projeto “siga em frente”. O edil socialista defendia que as autarquias têm a obrigação de promover a interação entre as instituições militares e a sociedade, considerando que “é fundamental” que as “crianças saibam, desde cedo, a importância das Forças Armadas” na sociedade.

Ao final da tarde, na Biblioteca Municipal, elementos da Proteção Civil local e membros da Assembleia Municipal assistiram a uma apresentação sobre o papel das Forças Armadas na Proteção Civil.

“As Forças Armadas dão um contributo muito alargado, nomeadamente na vigilância das florestas, no apoio logístico que dão aos Bombeiros durante os incêndios e num conjunto de outras atividades, como a busca e salvamento, o transporte de órgãos, evacuação de pessoas doentes …. E é isso que hoje vamos apresentar”, esclarecia, antes da conferência, ao A Aurora do Lima, o almirante Silva Ribeiro.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.