Ronda Típica organiza um verdadeiro encontro de tradição

Numa organização da Ronda Típica da Meadela, realizou-se no passado dia 01 de fevereiro, pelas 21h30, no Salão de Festas do Centro Paroquial da Meadela, o 12º. Encontro de Janeiras da Ronda Típica da Meadela, que teve a participação dos seguintes grupos: Rusga Merelim São Paio – Braga; Rancho Típico de S. Mamede de Infesta – Matosinhos; Grupo Folclórico de Tregosa – Barcelos; Rancho Folclórico de Gens – Gondomar; Ronda Típica da Meadela – Viana do Castelo. Os grupos proporcionaram a todos os presentes mais um repositório da tradição do cantar das janeiras de várias regiões do país, cada uma com o seu tipicismo, mas todas com o mesmo espírito de preservação das tradições, que foram legadas pelos nossos antepassados.

Foi uma noite em que a nossa infância esteve presente através das canções que, com muito entusiasmo e brio, nos foram trazidas pelos os grupos participantes, sendo muito aplaudidos pela vasta assistência presente.

A exemplo dos anos anteriores, tratou-se de um espetáculo solidário, cujos bens recolhidos, foram entregues à Conferência Vicentina da Meadela, para a sua ação sócio-caritativa.

No final do encontro, a Diretora da Ronda Típica da Meadela, Drª. Laurinda Figueiras, depois de agradecer a presença de todos e a todos os Grupos participantes, presenteou várias Instituições da Meadela e personalidades, com uma réplica “em quadro” do Cartaz das Janeiras 2020, o qual aponta já para as comemorações do aniversário da Ronda Típica da Meadela, que este ano completa 60 anos de existência.

A apresentação do espetáculo esteve a cargo de Carolina Figueiras, filha da Diretora da Ronda Drª. Laurinda Figueiras.

E finalmente refira-se que este 12º. Encontro de Janeiras teve o apoio da União de Freguesias de Viana (Santa Maria Maior, Monserrate) e Meadela, da Associação Portuguesa das Coletividade de Cultura e Recreio, Quinta da Presa e Paróquia da Meadela.

UNIDADE DE SAÚDE FAMILIAR
Aquando do início das obras de requalificação da Praça Linha do Vale do Lima e área envolvente, a decorrer na Meadela, uma nota da Câmara Municipal dava conta de que as obras iriam contemplar um parque de estacionamento para a futura “Unidade de Cuidados de Saúde de Proximidade”, que iria dar apoio à população da Meadela e parte da vizinha freguesia de Perre. Dizia-se que a mesma iria ser construída em terreno anexo à Praça da Linha Vale do Lima. Terreno há muito aprovado pela Direção Geral de Saúde.

Para que a Meadela e a sua numerosa população não fiquem de novo privadas desta necessária infraestrutura de cuidados primários de Saúde é urgente que as entidade responsáveis pela dinamização do processo, Câmara Municipal e Direção Regional de Saúde Norte, não se atrasem na criação das necessárias condições, para o arranque do processo de candidatura.

Acresce referir que este processo teve origem há largos anos na vigência de outros Executivos, quer da Câmara Municipal, quer da autarquia da Meadela, tendo nessa altura sido aprovado pela Direção Regional de Saúde, a localização e o terreno para a construção de uma “Unidade de Saúde Familiar”.

As condições atuais para os utentes da “Extensão de Saúde da Meadela” a funcionar, provisoriamente, na Casa do Povo da Meadela, não oferecem as condições exigidas para a prestação cabal de cuidados básicos de saúde à população, apesar da boa vontade de quem ali presta serviço, médicos, enfermeiros e pessoal administrativo.

Aqui fica o apelo, em nome da população, de muitos milhares de beneficiários da Segurança Social e que têm vindo sucessivamente a ser adiado.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.