No passado dia 15 de fevereiro, a AJD organizou uma aula aberta e uma oficina de cavaquinho e convidou o Daniel Pereira Cristo para a dinamização das atividades. Nestas oficinas, o músico de Braga e estudioso dos cordofones tradicionais, abordou diversos temas importantes para a execução musical deste instrumento tradicional.
Na aula aberta foram partilhados conhecimentos imprescindíveis para a manutenção do instrumento (como fazer ajustes no cavalete e na pestana de modo a obter uma afinação mais precisa da escala) ao tipo de cordas a usar para cada afinação, à escolha de um bom instrumento.
Na oficina de cavaquinhos foi aprofundado ao máximo a questão do rasgado e do uso do polegar; algumas questões harmónicas, inversões e diferentes ritmos foram também abordadas, bem como algum reportório.
Mais de 80 pessoas, dos oito aos 80 anos reuniram-se em Deão com um interesse comum: aprender e desenvolver a arte de tocar este instrumento tradicional minhoto.
A organização foi da AJD, ao abrigo do projeto Rural 3.0 cofinanciado pelo programa Erasmus e coordenado pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo, e contou com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude – IPDJ, da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da União de Freguesias de Geraz do Lima e Deão, do Rancho Regional das Lavradeiras de Carreço, do Centro Social Paroquial de Deão – CSPD.