Romarias de Santo Amaro e São Vicente mantêm tradição

Realizou-se nos dias 18 e 19 de janeiro, a tradicional de Romaria de Santo Amaro na capela a ele dedicada, situada na rua da Igreja, ao lado da igreja Paroquial da Meadela, que foi alvo recentemente de obras de conservação e restauro.

No dia 15 de janeiro, dia em que a Igreja celebra o dia litúrgico de Santo Amaro, foi celebrada, pelas 18h30, na igreja Paroquial, uma Missa Solene, em louvor de Santo Amaro.
O dia principal desta Romaria foi no domingo dia 19 de janeiro, sendo o ponto alto a celebração da Missa Solene na igreja Paroquial, pelas 10h30, em louvor de Santo Amaro, tendo sido celebrante o nosso pároco, reverendo Monsenhor Vilar.

Apesar da evolução dos tempos, continuamos a ver ao longo dos dois dias de Romaria, romeiros a cumprir as suas promessas à volta da capela, naturalmente que sem a expressão de outros tempos, mas mantendo viva esta manifestação exterior de religiosidade de muitos dos nossos cristãos, que recorrem à intercessão de Santo Amaro, na procura de ajuda para a cura das suas enfermidades.

No recinto frontal à capela continuamos a ver, nos dois dias, as doceiras, com as tradicionais doçarias, ainda muito procuradas.

Romaria de São Vicente
Nos dias 25 e 26 de janeiro, realizou-se a romaria de S. Vicente, cujo dia Litúrgico se celebra a 22 de janeiro, tendo nesse dia sido celebrada uma Eucaristia solenizada na própria capela.

No domingo, 26 de janeiro, dia principal da Romaria, na capela onde se venera S. Vicente, situada na entrada Poente da Meadela, foi celebrada uma Eucaristia Solene, pelas 11h30, sendo celebrante o pároco da Meadela, reverendo Monsenhor Vilar e cuja capelinha se encontrava repleta de fiéis devotos de S. Vicente.

Durante os dias da Romaria continua a ver-se romeiros, cumprindo as suas promessas a S. Vicente, embora também aqui, sem a expressão de outros tempos.

No pequeno adro frontal à capela, nos dias de festa, continuam a instalar-se a “doceiras” onde se podem adquirir as tradicionais doçarias, próprias destas romarias.

Como salientou na homilia o Monsenhor Vilar, esta capela que ao longo dos anos tem sofrido importantes obras de restauro, mantendo-se impecavelmente conservada e arranjada, com um aspeto verdadeiramente acolhedor, graças à ação das sucessivas Confrarias de S. Vicente e aos donativos dos devotos.

LAVRADEIRAS DA MEADELA
Integrado nas comemorações do 85.º aniversario, o Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela, realizou, no passado dia 08 de fevereiro, no Teatro Sá de Miranda um espetáculo intitulado “85 anos- Retratos de uma história”, em que foi representada a história do Grupo desde a fundação e a sua relação com a Meadela, que também procurou homenagear neste espetáculo.

Foi um espetáculo de rara beleza, sempre com o realce dos trajes do Grupo e da tipicidade das suas danças e cantigas, em que, em representação cénica foi feita a história do Grupo, referenciando aqueles que o fundaram «Família Reguengo» e aqueles que lhe sucederam ao longo da sua existência, sem esquecer a narração de histórias dos tempos iniciais do Grupo, da sua colaboração com as festas da Meadela em honra de Santa Cristina. Onde viviam tempo de relacionamento difícil com o pároco de então, que era contrário à inclusão do Folclore no programa das festas: “não gostava do folclore, nem de qualquer dança profana”.

Tudo foi representado com muito empenho, engenho e beleza, proporcionando aos que assistiram ao espetáculo momentos de rara beleza e também um reviver de pedaços da História da Meadela, freguesia iminentemente rural naquela época, e hoje freguesia citadina, integrada na União de Freguesias de Viana do Castelo.

O espetáculo contou com a participação do Grupo “Contraponto”, que tal como todo o espetáculo foi muito aplaudido pelo público que enchia o Teatro Sá de Miranda.
Importa referir que o Grupo editou um Livro com o título: Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela – Uma História de 80 Anos, lançado em 2016, numa edição da União de Freguesias (Santa Maria Maior, Monserrate) e Meadela e do GFLM.

Parabéns ao Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela pelo espetáculo, pelos 85 anos de existência e pelo permanente sucesso, levando o nome da Meadela e de Viana do Castelo por todo o país e a todo o Mundo.

FESTAS DA MEADELA 2020
Ultimados todos os contratos, a Comissão de Festas continua a trabalhar na preparação das Festas 2020, tendo já elaborado o respetivo Programa Geral das Festas 2020 e estando a ultimar o projeto do Cortejo, que procurará este ano contemplar a vertente “Artes Ofícios e Tradições” e que a par da Procissão e do Festival de Folclore é um dos números que mais caracteriza as nossas festas e o número que mais logística envolve.

Depois dos cartões, que mais uma vez mereceram grande aceitação e constituem o primeiro contributo para as Festas, está em curso, desde já, a angariação dos patrocinadores do chamado “livro das festas”. Também o Cartaz das está a ser trabalhado.
Como sempre a Comissão de Festas, conta não só com o entusiasmo e dedicação de todos os seus membros, mas sobretudo com a colaboração das Instituições da Freguesia, Entidades Oficiais e de todos os meadelenses.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.