Associação de Dadores de Sangue recebe prémio Inovação

A Associação de Dadores de Sangue da Meadela acaba de ser galardoada com o prémio «Inovação de Processo», atribuído pelo ATIVAR IPVC. As candidaturas efetuadas em dezembro de 2019 foram abertas a toda a região. Os Prémios ATIVAR IPVC têm como objetivo reconhecer empresas, pessoas e instituições que se distinguem pelo seu trabalho de inovação nas áreas de Produto, Processo, Marketing e Inovação Organizacional.

A Associação de Dadores de Sangue concorreu com um projeto desenvolvido em parceria com a empresa INOVE ONLINE, a plataforma HEMA. Esta plataforma web veio permitir à ADS Meadela organizar de uma forma mais simples e eficaz os seus processos, nomeadamente no planeamento de colheitas, na gestão de dadores, no reforço da relação destes com a associação, e na gestão de associados e donativos.

Projeto informático
A Associação de Dadores de Sangue da Meadela tornou-se assim a Associação pioneira neste tipo de programa de grande importância para a gestão da Dádiva de Sangue e para consulta fácil de todos os agentes ligados à Associação, onde encontrarão resposta a todas as questões ligadas à dádiva de sangue e outras.

O grande objetivo é estender este projeto a todo o país, de maneira a que outras associações utilizem também a plataforma e, assim, partilhem informação e recursos. Além disso, será lançada em breve a “Aplicação do Dador”, que permitirá, por exemplo, conhecer o calendário de colheitas a nível nacional, agendar uma dádiva através do smartphone ou consultar todas as informações sobre ddádivas anteriores.

De referir que a Associação contou com o apoio da Associação Empresarial de Viana do Castelo.

A cerimónia de entrega do galardão realizou-se no passado dia 20 de fevereiro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, perante uma audiência de mais de 380 pessoas, no âmbito da Gala Alto Minho ATIVAR IPVC Business Awards, uma iniciativa conjunta do IPVC e da CEVAL (Confederação Empresarial do Alto Minho).

Na circunstância, o presidente da Associação usou da palavra para agradecer a quantos contribuíram para que fosse possível a concretização da realização deste projeto e agradeceu ainda o prémio recebido que é o reconhecimento de uma permanente vontade da Associação em melhorar a sua atividade e proporcionar aos seus Dadores de Sangue elementos de consulta permanente.

Semana Bíblica
Realiza-se nos próximos dias 16, 17 e 18 de março, no Salão de Festas do Centro Paroquial da Meadela a IX Semana Bíblica.

Será palestrante, como nas anteriores o Bispo Diocesano D. Anacleto Oliveira, que mais uma vez, vem partilhar os seus profundos conhecimentos Bíblicos, constituindo «em plena Quaresma» mais um tempo forte de preparação para a Páscoa e simultaneamente de formação Bíblica.

A Semana Bíblica é aberta a todas as paróquias e todos os cristãos são convidados, sendo aconselhável que tragam consigo a BÍBLIA, para um melhor acompanhamento de cada um dos temas Bíblicos, que serão desenvolvidos por D. Anacleto.

DADOR DE SANGUE
Associação de Dadores de Sangue da Meadela, para comemorar o Dia Nacional do Dador de Sangue, que se comemora no dia 27 de março, promove nesse mesmo dia, entre as 15h e as 19h, uma recolha de Sangue e registo para medula óssea, na Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo.

Numa nota distribuída à imprensa o presidente Associação, António Mesquita refere ser esta a melhor maneira de comemorar o “Dia Nacional do Dador”, relembrando, na mesma nota, que basta aparecer e levar o cartão de dador, considerando-se convidado a partilhar o seu sangue com todos aqueles que dele necessitam para sobreviver.

Pode dar-se sangue dos 18 aos 65 anos de idade: as mulheres de quatro em quatro meses e os homens de três em três meses.

E a nota termina: “não se esqueça de pedir a declaração de isenção e levar os amigos e familiares. Contamos com a vossa generosidade e solidariedade”.

UNIDADE DE SAÚDE FAMILIAR
O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, no passado dia 27 de fevereiro por unanimidade, a Declaração de Utilidade Pública (DUP) de um terreno na Meadela para permitir a construção célere de uma nova Unidade de Saúde Familiar (USF).
Na proposta, pode ler-se que “é intenção do Município de Viana do Castelo avançar, em parceria e no respeito das respetivas competências – com a Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE, para a Construção de “Unidade de Saúde Familiar da Meadela – USF” reforçando, desse modo, a rede de equipamentos de cuidados de saúde primários no concelho, em particular, na área urbana”.

Antes da votação do documento, o presidente da Câmara Municipal, Eng.º José Maria Costa, explicou ao executivo que o município ainda está a desenvolver esforços para tentar chegar a acordo com um dos proprietários, apontando a possibilidade de uma permuta de terrenos.

“Atendendo a que ainda não foi possível, pela via negocial, chegar a um acordo com os proprietários, foi deliberado, nos termos legais, promover a expropriação da parcela”, refere a proposta que indica que a área a expropriar tem cerca de 4389 metros quadrados, sendo que a previsão dos encargos a suportar com a sua expropriação é de 227.687 euros.
Como os meadelenses sabem, a atual extensão de saúde da Meadela, funciona num espaço pertencente à Casa do Povo, edifício sem as desejáveis condições de funcionamento, nomeadamente ao nível das acessibilidades a pessoas com mobilidade reduzida para um equipamento de saúde moderno, bem como à crescente densidade populacional que se tem consolidado nas últimas décadas”.

Assim, é urgente avançar para a construção de um novo equipamento de saúde livre de constrangimentos ao nível espacial, que permita o crescimento da equipa de saúde, condições essenciais para um bom funcionamento e qualidade dos serviços a prestar.
Esta é uma boa notícia para os meadelenses há muito esperada. Agora começamos a ver serem criadas as necessárias condições, para que, tão breve quanto possível, seja uma realidade.

Acresce referir que a mesma vai ficar na zona da Praça Linha do Vale do Lima, cujos terrenos, como já referimos noutras ocasiões, há muito que estavam destinados para este fim.

Já em maio de 2019, quando se iniciaram as obras de requalificação da envolvente do bairro social «Praça da Linha do Vale do Lima», num investimento superior a 600 mil euros, e que estão prestes a ser concluídas, foi referido pela Câmara Municipal, estar prevista a sua construção de um parque de estacionamento para servir a futura Unidade de Saúde.

FALECIMENTOS
Janeiro
Dia 20 – João da Cunha Gonçalves da Balinha, de 79 anos de idade, residente na rua das Caixinhas, Meadela.
Dia 21 – Ramiro Brito da Luz Rosa, de 74 anos de idade, residente na rua da Unidade Meadela.
Dia 24 – Maria da Graça Parente Gomes Barbosa, de 84 anos de idade, residente na rua do Bezerra, Meadela.
Dia 28 – Rosa da Costa Viana Pacheco, de 93 anos de idade, residente na rua Tomás Simões Viana, Meadela.

Fevereiro
Dia 06 – Maria Augusta Patana, de 93 anos de idade, residente na rua dos Pescadores, Meadela.
Dia 13 – Maria da Ascensão Martins Pires, de 98 anos de idade, residente na rua das Caixinhas, Meadela.
Dia 23 Maria de Jesus Salgueiro da Cunha, de 78 anos de idade, residente na rua do Montinho, Meadela.
Dia 34 – Madalena Correia de Barros, de 87 anos de idade, residente no Lar da Piedade, em Viana do Castelo.
Dia 24 – Maria Isabel de Azevedo Lomba Viana, de 83 anos de idade, residente na rua João Pulo II, Meadela.
Às famílias enlutadas, as nossas sentidas condolências.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.