No dia 28 de fevereiro, os alunos do 1.º ciclo e seus professores da EB1 de Vila de Punhe realizaram uma visita guiada pelo mundo da apicultura, das abelhas e do mel.
A convite da Junta de Freguesia e no âmbito do projeto Geoparque Litoral de Viana do Castelo do Município vianense, financiado pelo Norte 2020, o professor Paulo Garrido, como apicultor local, estimulou a população juvenil desta freguesia a participar numa viagem pelo mundo curioso das abelhas, das flores e do mel.
Tudo começou logo pela manhã com uma palestra dinamizada nas instalações da escola EB1 onde os alunos ficaram a conhecer um pouco mais dos segredos da abelha do mel (Apis mellifera), a importância da polinização, as flores mais relevantes que as abelhas escolhem para produzirem o saboroso mel, o seu processo de produção, os tipos de méis existentes na nossa região e a vida das abelhas no interior da colmeia.
De seguida realizou-se uma caminhada ao apiário situado na encosta do monte de Roques com o objetivo de visitar as abelhas e provar o seu mel. Após uma breve abordagem histórica dos equipamentos e tipos de colmeias e cortiços utilizados pelos apicultores, os alunos não contiveram a emoção de se sentirem na pele de um apicultor e, vestindo o equipamento de proteção, dirigiram-se para o apiário para visitar o interior das casas das abelhas – as colmeias.
No momento da abertura da colmeia e rodeados de abelhas que circundavam as máscaras de proteção, o grupo de pequenos e curiosos apicultores não resistiu à pergunta “– Onde está a rainha?”. Obviamente não foi fácil encontrar a rainha, ou abelha-mestra, no meio de milhares de obreiras e de centenas de zangãos, mas com alguma paciência lá se descobriu a famosa, rodeada das suas abelhas amas passeando sobre os seus favos de criação.
Também verificaram que o pólen é a fonte de alimento da criação e que a rainha só come geleia real e ainda que os zangãos não picam.
Esta experiência não poderia terminar sem uma merecida degustação de mel dando energia para a viagem de regresso à escola.