David Vaz, um campeão em BTT

Falar de BTT em Vila Franca e não lembrar David Vaz é, como diz o povo, ir a Roma e não ver o Papa, tal a relação existente entra a modalidade e o atleta. David Vaz é, só, a cara mais visível do BTT vilafranquense, a maior referência, de sempre, da freguesia, no que se refere à modalidade de bicicletas todo o terreno.

Nascido em 22 de abril de 1982, em Vila Franca, no seio de uma família humilde, David é único rapaz dos três filhos da Dª Rosa de Matos e do Sr. Avelino Vaz.

A sua atividade desportiva foi iniciada no futebol, nas camadas jovens do Futebol Clube de Vila Franca. Todavia, cedo se percebeu que a paixão pelas bicicletas iria falar mais alto e, aos 16 anos, ingressou no Clube de Ciclismo de Barroselas. Durante algum tempo, foi possível conciliar o ciclismo com a floricultura, atividade desenvolvida no contexto familiar.

Associando a sua grande capacidade ao rigor e disciplina. Desde muito cedo demonstrou apetência para “voos” mais elevados. Os bons resultados começaram a surgir e David Vaz progrediu para outras equipas de ciclismo, tornando-se profissional na equipa Paredes Rota dos Móveis. Foi por pouco tempo já que, aos 24 anos, David Vaz sentiu-se na obrigação de optar entre o profissionalismo e a estabilidade familiar. O sangue falou mais alto e David Vaz abandonou o ciclismo profissional de estrada, para dar mais atenção ao negócio familiar, ainda em fase embrionária. Mas, o bichinho pelas bicicletas continuava bem vivo.

A tentativa de conjugar a prática desportiva com as obrigações familiares, fez com que ingressasse na equipa Viana Ciclo Clube, agora para a prática da modalidade de BTT. Os êxitos obtidos foram assinaláveis! David Vaz é, hoje, um empresário na área da floricultura, e, simultaneamente, “entretém-se” a colecionar prémios relacionados com a prática do BTT.

Não sendo fácil conciliar, ao mais alto nível, a atividade empresarial com as bicicletas todo terreno, David contou com um grande apoio da família, como gosta e faz questão de lembrar. Não querendo individualizar, até porque ele não gosta de distinções nesta matéria, atrevemo-nos a dizer que a sua irmã Arlete Vaz foi o membro da família que, mais de perto, acompanhou este grande campeão. Conseguindo ser uma referência no panorama velocipédico de todo terreno a nível nacional. David Vaz é uma voz ouvida e respeitada em tudo o que se relaciona com o BTT local.

Devido ao seu percurso desportivo, em 2014, David Vaz foi homenageado pela Junta e Assembleia de Freguesia de Vila Franca.

Se, nessa altura, David Vaz foi um justo e digno merecedor desse gesto dos órgãos autárquicos, de então para cá, não parou nem se cansou, de aumentar o seu pecúlio, ao nível de troféus de BTT.

Além do Futebol Clube de Vila Franca (no futebol), no desporto de duas rodas David Vaz representou equipas como: Clube de Ciclismo de Barroselas; Casa Peixoto/ Barroselas; Viana Ciclo Clube; Paredes Rota dos Móveis; Lousada; Santa Maria da Feira/E. Leclerc; Casactiva; Fercase/ Rota dos Móveis; LA/ Rota dos Móveis e Saertex/ Edeatech.

Com uma média de 15 vitórias anuais, do seu basto palmarés, salientam-se, na categoria de Elites: Uma vez campeão nacional de XCM. Quatro vezes vice campeão nacional de XCM. Três vezes medalha de bronze no campeonato nacional de XCM. Quatro vezes vencedor da Taça de Portugal de XCM. Duas vezes vice campeão da taça de Portugal de XCM. Uma vez medalha de bronze na taça de Portugal. E ainda vencedor de 10 etapas da Volta a Portugal.

Além dos prémios alcançados na categoria de Elites, David Vaz conta, ainda, com: três vitórias no Tour de Timor de BTT, integrado na seleção nacional da modalidade. Três vitórias no campeonato regional do Minho de BTT XCM, titulo que detém na presente data. E várias presenças em campeonatos do mundo e da Europa.

Detém outras vitórias, como a maratona BTT de Melgaço, ganha em 2019, ou a maratona de Ponte da Barca, em fevereiro deste ano, mas seria cansativo enumerá-los a todos. Ficam, assim, os resultados que consideramos mais relevantes.

De salientar que, embora os seus 38 anos lhe permitam competir na categoria Master, David Vaz dá preferência à competição na categoria Elites, a máxima e mais exigente, na modalidade de BTT, sendo considerado um dos melhores atletas nacionais.

Para 2020, David Vaz tem na vertente das maratonas BTT a sua grande aposta., sendo os campeonatos da Europa, a taça e campeonato de Portugal, os seus grandes objetivos. Pelo meio ficará a defesa do título de campeão do Minho de BTT XCM, um pouco remota devido à dificuldade em participar em muitas das provas deste campeonato.

David Vaz é o representante máximo da terra que o viu nascer, fazendo parte da equipa de BTT do grupo dos ”Amigos do Desporto” da Associação Cultural e Recreativa de Vila Franca, grupo do qual é elemento fundador.

Além de um grande atleta, David Vaz é portador de uma humildade, um sentido humanista e solidário, que muito o enobrece. Nos difíceis dias que vivemos, é vê-lo na sua labuta constante como empresário na área da floricultura, mesmo sabendo ser quase certo que estará a trabalhar para o lixo, já que, provavelmente, não terá comprador para o produto do seu trabalho (as flores) mas, também, dando o exemplo de cidadania instalando um processo para, EM CASA, tentar manter a sua forma física, enquanto desportista. Um exemplo a seguir (pelos que podem). Um campeão, como homem e como atleta.

Paulo Carvalhido
[email protected]

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.