Decorreu entre os dias 11 e 14, o 80.º Cursilho de Cristandade de Senhoras da Diocese de Viana do Castelo.
Devido às restrições em vigor impostas pelo «COV-19» o encerramento previsto para ser realizado no Auditório do Centro Paulo VI, com a presença de Cursilhistas, oriundos dos vários arciprestados da Diocese, teve lugar na Capela do Centro Paulo VI, em ambiente restrito.
Fizeram o Cursilho 11 senhoras, vindas dos Arciprestados de Caminha, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e de Espinho/Diocese do Porto.
O Cursilho teve início ao final da tarde do dia 11 e realizou-se, como habitualmente, no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque.
A equipa sacerdotal foi constituída pelo padre João Paulo Torres Vieira, diretor Espiritual do Cursilho e pelos padres Carlos Alberto Brito de Castro e Moisés Duarte Rodrigues Correia.
Foi reitora do Cursilho a dirigente e presidente do Secretariado, Maria da Conceição Carvalhido da Ponte, da Meadela, e a equipa leiga foi composta por 10 senhoras dirigentes do Movimento dos Cursilhos da Cristandade (MCC).
Como acima se referiu, a cerimónia de encerramento foi restrita ás novas cursilhistas, equipa leiga e sacerdotal do cursilho, sendo presidida pelo bispo diocesano D. Anacleto Oliveira.
A eucaristia de encerramento foi presidida por D. Anacleto Oliveira e concelebrada pelos padres João Paulo Vieira, Carlos Castro, monsenhor Manuel Vilar e padre José Torres Lima, assistente espiritual diocesano do MCC.
Entretanto, o Secretariado Diocesano dos Cursilhos de Cristandade informou-nos que, face à situação criada pelo COVID-19 e pelas orientações do Governo e do Bispo Diocesano, suspendeu temporariamente as atividades do Movimento, até que as atuais condições se alterem.
José Borlido