Nestes momentos em que todos nos preocupamos em contornar os perigos da pandemia que nos envolve, também todos temos de ser responsáveis e estar conscientes de que a melhor forma de contribuirmos para a ultrapassar é seguir as instruções de quaisquer entidades, sejam de saúde ou investidas de autoridade.
Destas, cabe um importante papel às autarquias locais, juntas de freguesia e câmaras municipais, pelo que nos apraz recordar aos santamartenses a informação da Junta de Freguesia, atualizada no pretérito dia 20: cancelamento de todas as atividades programadas para o mês de março; retirada temporária dos baldes e vassouras do cemitério, desde o dia 16; avaliação do possível encerramento do cemitério, em conformidade com o que decidir a CMVC; serviço de secretaria, desde o dia 23, a funcionar entre as 14 e as 16h, apenas para emissão de atestados e provas de vida, isentos de pagamento, para evitar ao máximo os contactos, sendo sugerido que se proceda a agendamento prévio, através do telefone 258 830 605 e para qualquer outro contacto com a secretaria, o email ([email protected]) e com o executivo, o Tm do presidente. Paulo Maciel (962347725). Em conversa telefónica com Paulo Maciel, soubemos que as pessoas têm sido cuidadosas na frequência do cemitério; que a autarquia se assume, estabelecendo elos de ligação e em alerta permanente, aconselhando e indicando aos interessados a linha de apoio social criada pela CMVC (258 809 316) e informou que têm sido elo de ligação entre centro paroquial e escolas, que estão a fazer um trabalho extraordinário com o serviço de refeições a crianças.
FESTA DE NOSSA SENHORA DA SILVA FOI CANCELADA
Em face da evolução da pandemia da COVID-19, a Associação das Festas de Nossa Senhora da Silva deliberou cancelar a edição deste ano, pelo menos com a habitual programação. Na verdade, se a esperada regressão epidemiológica o permitir, e depois de auscultadas as entidades competentes, designadamente na área da saúde pública, será louvada Nossa Senhora da Silva, com atos litúrgicos adequados à situação e não deixarão de existir boa música e boas febras a saírem do ‘porco no espeto’.
Assim sendo, é bem provável (todos o esperamos) que a festa seja alterada e não cancelada. E bem podemos dizer que essa alteração, a acontecer, será como que um regresso às origens, tal como a desenvolveram, inicialmente, o saudoso José Júlio Parente e a sua equipa. Além do mais, a Associação, em representação dos moradores, acabará por ser fiel à dupla motivação que a tem animado: louvar Nossa Senhora e homenagear os seus fundadores e colaboradores falecidos. Sempre os tiveram presentes e é de enaltecer tal conduta.