Entrega do cartaz da Romaria d`Agonia foi alargada

A Comissão de Festas da Romaria d’Agonia decidiu prorrogar por um mês o concurso internacional para a escolha do cartaz da festa de 2020, devido à pandemia de covid- 19, permitindo ainda que as propostas sejam enviadas em formato digital.

O concurso, lançado em março pela Comissão de Festas e que deveria terminar em 30 de abril de 2020 vai agora decorrer até 29 de maio, e, de acordo com o novo regulamento, os resultados serão anunciados após a reunião decisória do júri, que terá lugar durante o mês de junho.

Além do papel, como em edições anteriores, as propostas no âmbito deste concurso poderão também ser entregues este ano em suporte digital, com resolução mínima de

300 dpi, em ficheiros de formatos JPEG ou TIFF, através de qualquer dispositivo eletrónico de armazenamento, como unidades de memória USB (pen drive) ou DVD.

Contudo, estes suportes não podem conter a identificação do autor.

O novo regulamento está disponível na página da VianaFestas em www.vianafestas.com.

A originalidade, eficácia da mensagem e a qualidade técnica e estética vão decidir a seleção do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, num concurso que volta a ter tema livre.

Repetindo a decisão de 2019, a organização voltou este ano a deixar a criatividade falar mais alto e não colocou qualquer tema obrigatório para este concurso, definindo apenas que está aberto a “todos os interessados que desejem concorrer quer individualmente, quer em equipas”, podendo cada concorrente apresentar até duas propostas.

A Rainha das Romarias de Portugal deverá realizar-se, este ano, em cinco dias, de 19 a 23 de agosto, datas que obrigatoriamente devem figurar do cartaz, que é a imagem que há várias décadas corre os quatro cantos do mundo para divulgar a festa.

A Comissão de Festas recebeu em 2019 um total de 75 propostas, oriundas de Braga, Porto, Coimbra e Lisboa., um aumento de 15% face ao concurso anterior, que nos últimos anos também tem cativado interesse fora do país.

“O que queremos é que se mantenha o nível, a qualidade e o interesse que este concurso vem demonstrando. É uma forma de envolvermos cada vez mais fotógrafos, designers, artistas, jovens que se interessam pelas nossas tradições e que se entusiasmam com a possibilidade de prepararem aquele que para nós é ‘O Cartaz’”, explicou António Cruz, presidente da Comissão de Festas.

O regulamento deste concurso estabelece que os cartazes concorrentes são avaliados por quatro critérios, designadamente a eficácia da mensagem que passam, a originalidade e criatividade e a qualidade técnica e estética.

O vencedor receberá um prémio pecuniário no valor de 500 euros e terá a sua criação espalhada pelo mundo para apresentar a maior romaria portuguesa.

Desde 2010 que o cartaz oficial da Romaria é escolhido através de concurso e em 2016, pela primeira vez, a autoria ultrapassou as fronteiras portuguesas.

O júri deste concurso é composto por nove representantes de entidades de Viana do Castelo, a VianaFestas, a Comissão de Festas, a Real Irmandade de Nossa Sra. d’ Agonia, a Escola Superior de Educação, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão, a Associação Empresarial de Viana do Castelo, a empresa Rui Carvalho Design, a Associação dos Grupos Folclóricos Alto-Minho e a Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.