Paróquia de S. Mamede de Deocriste

A atual situação de contingência em virtude da pandemia que se instalou, provocou alterações significativas na vida das populações e a nossa freguesia, tal como muitas outras por esse mundo fora, foi muito abalada pelas consequências do “maldito” coronavírus que nos atingiu.

A comunidade deocristense, ainda não totalmente refeita pela perda do seu líder religioso, Pde. Domingos, que faleceu em dezembro do ano findo e que durante mais de 50 anos esteve ao serviço da nossa paróquia de S. Mamede de Deocriste, também não vai poder realizar as tradicionais festas de N.ª S.ª do Crasto e Sr.ª dos Emigrantes deste ano, em função do estado de emergência que vivemos e das necessárias medidas de contingência profilática decretadas. A Comissão de Festas, em tempo oportuno tomou logo a decisão de não realizar as festividades e responsabilizar-se pela sua realização no próximo ano.

De resto e tal como nas outras paróquias, foram suspensos os atos religiosos e as celebrações que tradicionalmente acontecem na época da Páscoa e a não realização do compasso pascal, este sim com profundas implicações no sentido religioso e cultural da nossa comunidade.

SENHORA DO CRASTO
A estância Nossa Senhora do Crasto foi recentemente contemplada com algumas obras de requalificação, as quais valorizam e enriquecem este belo local de lazer e de culto religioso e um dos mais belos e aprazíveis miradouros do vale do Lima.

Por iniciativa da Comissão de Festas da Sra. do Crasto de 2019 foi realizado o arranjo do telheiro da capela, beneficiado com uma nova cobertura.

A Mesa da Confraria que cuida e gere o espaço, com a colaboração da Junta da União de Freguesias e Câmara Municipal, procedeu também à realização de obras no parque de merendas, onde foram instaladas mais 10 mesas em granito e requalificação do adro da capela com a colocação de pilaretes e bolas em granito no muro da cerca. Dois haviam sido vandalizados há algumas dezenas de anos.

Apesar de a atual situação de contingência não permitir que os visitantes e turistas possam aceder a este belo recinto turístico e religioso e assim desfrutar da maravilhosa paisagem sobre o vale do Lima e da cidade de Viana do Castelo, esperamos que a situação melhore e ainda seja possível este ano realizar os eventos que foram marcados – casamentos, batizados e outros – e as visitas dos grupos de convívio no parque de merendas.

FALECIMENTO
No dia 19 do passado mês de fevereiro faleceu o nosso conterrâneo Avelino Lopes Alves Pedra, que contava 79 anos de idade.

Funcionário aposentado dos CTT, foi carteiro nas freguesias de Lanhelas, S. Romão de Neiva e Darque, onde exerceu a sua atividade profissional e onde tinha muitos amigos e conhecidos, muitos dos quais vieram pessoalmente prestar as suas homenagens à família enlutada. As cerimónias religiosas foram realizadas na igreja Paroquial de Deocriste, tendo ido a sepultar no cemitério desta freguesia.

A toda a família apresentamos sentidas condolências.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.