No sentido de ir ao encontro das necessidades espirituais dos seus paroquianos, o nosso pároco Monsenhor Manuel José Vilar, tomou a iniciativa de diariamente, a partir do domingo dia 29 de março, através do Facebook, levar às nossas casas a recitação do Terço do Rosário pelas 17h45 e a celebração da Eucaristia pelas 18h15, a partir da igreja Paroquial.
Em tempos de crise e de confinamento em casa, como o que estamos a viver, em muitos casos o Espiritual torna-se no maior alento e esperança de que de facto “vai ficar tudo bem” e por isso saudamos e louvamos o esforço da Paróquia e em particular do nosso Pastor o nosso Pároco Monsenhor Vilar, que assim procura manter viva a pratica religiosa dos seus Paroquianos.
Refira-se que os atos religiosos acima referenciados, não tem fiéis a assistir na igreja, tendo apenas presencialmente o Pároco, o Leitor (a) e o Acólito.
Saudamos também o facto da igreja se manter aberta entre as 9h e as 18h para quem de forma individual quiser fazer uma visita orante durante aquele período.
Note-se que a nossa igreja Paroquial, está aberta todo o ano e todos os dias do ano, durante todo o dia.
Endereço eletrónico para visualizar os citados atos litúrgicos: https://www.facebook.com/Par%C3%B3quia-Meadela-101231198204009
QUEBRADOS 36 ANOS DE TRADIÇÃO
Foi há 36 anos que a Paróquia da Meadela iniciou a visita Pascal feita apenas por leigos, com a suas oito Cruzes devidamente enfeitadas e igual número de grupos de leigos, com cerca de oito elementos por grupo, que em domingo e segunda-feira de Páscoa percorriam as ruas desta freguesia que se fez cidade e que sempre encerrava apoteoticamente na segunda-feira de Páscoa pelas 19 horas, com o adro da igreja Paroquial repleto de gente e sempre com uma novidade que era organizada com a colaboração do Grupo de Escuteiros da Meadela.
Esta tradição foi quebrada pelas limitações impostas pela Covid-19 e sente-se a tristeza de uma Páscoa que, embora vivida intensamente nas celebrações transmitidas pela Internet, faltou-lhe esta manifestação pública da proclamação e anúncio, de casa em casa, de que Cristo Ressuscitou e está vivo e a vivência presencial de todas as celebrações Pascais, sempre celebradas com muito rigor beleza e fé.
Uma novidade desta Páscoa foi a colocação de uma Cruz em cada casa e nesse sentido as crianças do 5.º ano da Catequese, foram convidadas a colaborar na execução e enfeite de uma cruz a colocar na sua casa, e constatou-se a imaginação e engenho com que as crianças criaram bonitas e sugestivas Cruzes, que nos mostraram a sua sensibilidade para o mistério da Cruz de Cristo. A colocação de uma Cruz em cada casa foi muito seguida pelos meadelenses que assim manifestaram publicamente a sua fé no Ressuscitado.
CELEBRAÇÕES NA INTERNET
Depois do fecho das igrejas, a Paróquia deu início a partir do dia 29 de março, através do Facebook, às celebrações “não presenciais igreja fechada” do Terço do Rosário pelas 17h45 e celebração da Eucaristia pelas 18h15, a partir da igreja Paroquial.
As celebrações do Domingo de Ramos e Semana Santa, e Sábado Aleluia, realizaram-se igualmente sem fiéis na igreja, sempre transmitidas pela Internet, via “Facebook”.
Esta foi a maneira que o Pároco Monsenhor Manuel José Vilar, encontrou para continuar com os seus paroquianos e que tem tido grande recetividade e que devolvem esta dedicação com mensagens de reconhecimento e muito agrado por receberem em suas casas diariamente e em direto a recitação do terço e a Eucaristia, atenuando as saudades da prática religiosa presencial. De referir que a igreja da Meadela está aberta entre as 9 horas da manhã às 17h45.
ASSOCIAÇÃO DE DADORES DE SANGUE DA MEADELA
A Associação de Dadores de Sangue da Meadela, promoveu no passado dia 10 de abril, entre as 9h e as 12h, na Escola EB1 da Igreja Meadela «Junto ao Pavilhão Desportivo» uma ação de recolha de Sangue e registo para medula óssea.
Segundo nos informou o presidente da Associação António Mesquita, em tempo de confinamento devido ao Covid-19 a recolha contou, mesmo assim com 68 unidades de sangue para o IPST, e considerando que cada unidade dá para tratar três doentes assim serão tratados 204. Foi muito bom.
Entretanto ontem, dia 15 de abril, a Associação realizou outra sessão de colheita de sangue entre as 9 horas e as 12h30, no edifício da Câmara Municipal no Passeio das Mordomas, numa organização do IPST (Instituto Português do Sangue e da Transplantação e da Associação de Dadores de Sangue da Meadela.
O Sangue não se fabrica só se obtém através da doação generosa e altruísta dos seus Dadores.
CEMITÉRIO PAROQUIAL FECHADO
O cemitério Paroquial da Meadela, “tal como cremos que a maioria ou totalidade dos cemitérios” foi fechado, como aconselhava a situação em que vivemos e o confinamento obrigatório, não tendo data para reabrir em permanência, tudo vai depender com a evolução da pandemia.
Registamos o facto de a União de Freguesias, que gere o Cemitério, ter mandado colocar uma Cruz florida em cada Portão do Cemitério.