A Comissão Municipal de Defesa da Floresta de Viana do Castelo reuniu, na última semana, e aprovou, por unanimidade, o POM2020 – Plano Operacional Municipal do ano de 2020 e que integra o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios. Este plano é realizado anualmente e tem como objetivo a operacionalidade da Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI), tendo a reunião de hoje decorrido por videoconferência com a presença de técnicos e do Vereador Luís Nobre.
Com este Plano pretende-se estabelecer as normas de atuação dos organismos, serviços e estruturas públicas ou privadas com responsabilidades na defesa da floresta contra incêndios e o inventário de meios e de recursos que possam vir a ser utilizados. O Plano define também a estrutura operacional e o mecanismo de coordenação dos meios face ao respetivo levantamento e em função da informação que cada entidade reportou.
Ao nível dos objetivos específicos, pretende-se diminuir o número de grandes incêndios e de reacendimentos, sendo, para isso, necessária uma boa coordenação de meios, que está prevista neste Plano. Pretende-se também diminuir o número de incêndios e aumentar a primeira intervenção nos primeiros 20 minutos. Para o efeito, serão realizadas ações de sensibilização pública e serão difundidos avisos do índice de risco de incêndio, ações de vigilância e fiscalização e o posicionamento das equipas em locais estratégicos e de fácil acesso aos maciços florestais.
O Plano Operacional Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios para o concelho de Viana do Castelo mantém a mesma orientação técnica dos anos anteriores, incorporando as necessárias atualizações dos últimos anos.