Foi fundada em 09 de janeiro de 1995 com o objetivo de defender, preservar e promover a qualidade de vida e o meio ambiente, sendo a sua atuação extensiva aos residentes no lugar da Senhora das Areias, na Urbanização Quinta das Areias e no Bairro da Praia do Cabedelo.
Ao longo da sua história desenvolveu numerosas atividades na prossecução do seu objeto social, nomeadamente: reuniões com a Junta de Freguesia, Câmara Municipal, Delegação do Porto de Mar e Diocese; contestação do Plano de Urbanização da Cidade (PUC) na parte dos acessos rodoferroviários no troço ribeirinho; deslocação à Assembleia da República para apresentação da posição da Associação no que se refere à extração de inertes no rio Lima e as consequências das dragagens nos ecossistemas costeiros e na segurança da ponte metálica.
Apresentação de contributos para o Plano de Pormenor da Área Ribeirinha de Darque e para o POOC; criação da Comissão de Utentes da Ponte Eiffel; eventos em colaboração com o Centro de Alto Rendimento de Surf e com a Escola EBJI do Cabedelo; ações de limpeza da praia; organização da corrida/caminhada “Beach Run” e jantar anual de Natal.
DKC doa material
O Darque Kayak Clube doou 30 batas descartáveis, 100 luvas em nitrilo e três frascos de gel à base de álcool ao Centro Comunitário de Darque (CCD).
Segundo a direção do DKC é “um apoio humilde, mas para já o possível, sendo que os excedentes do seu posto médico estão a ser canalizados para este Centro, uma vez que a atividade do clube passou para treinos em casa, acompanhados pelos seus técnicos”.
“O DKC vai continuar a apoiar o Centro Paroquial, adquirindo o que possa encontrar no mercado e o que os seus sócios, atletas, dirigentes, técnicos possam doar diretamente ao CCD”, refere fonte do clube.
DKC candidata-se a apoios
O Darque Kayak Clube, como associação juvenil, candidatou-se a programas de apoio, nomeadamente ao Programa de Apoio Juvenil do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
Foram dois os projetos apresentados, ligados à modalidade de canoagem e aos jovens. O DKC propõe-se assim dinamizar atividades para os jovens no âmbito do desporto, ligadas à prática desportiva.
Por esse facto, 75% dos elementos da direção são jovens com menos de 30 anos, com capacidade executiva para gerir os destinos deste clube darquense de Viana do Castelo.
São os jovens do DKC que se propõe além da gestão e prática desportiva, a defesa do ambiente através de ações de limpeza e prevenção e a prática de atividades de cariz social, destinadas a jovens mais desfavorecido.