A Câmara Municipal de Viana do Castelo acaba de lançar um programa de apoio a projetos culturais. Num contexto de imprevisibilidade em resultado da pandemia da COVID-19, de confinamento social, de acesso à programação cultural muito limitado às redes sociais, e ciente de que os artistas, apesar de uma presença constante nas mesmas, não retiram benefício financeiro desta partilha, a Câmara Municipal propõe um fundo de apoio à concretização de projetos culturais no valor de 20.000 euros.
Este apoio destina-se a artistas que não se encontram abrangidos pelas medidas previstas no Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo nem por Protocolos Culturais.
As candidaturas deverão ser apresentadas de 27 de abril a 11 de maio, através do email [email protected], sendo abrangidos os domínios das Artes Visuais, Artes Performativas, Artesanato, Literatura, Património Cinema e Audiovisual.
Neste âmbito, podem enquadrar-se nas seguintes propostas:
– Ciclo “A Tua Residência” – Apoio a residências artísticas, realizadas na casa ou ateliê do artista, com vista à apresentação pública dos trabalhos, em data a agendar posteriormente;
– Ciclo “O Teu Teatro” – Performances realizadas no Teatro Municipal Sá de Miranda e transmitidas em streaming;
– Ciclo “O Teu Olhar” – Registo em imagem (fotografia, cinema, etc.) da vida da comunidade vianense durante a pandemia;
– Ciclo “A Tua Palavra” – Partilha de textos inéditos, em poesia ou prosa, em formato digital.