O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai iniciar esta semana a realização de testes à Covid-19 na Unidade de Microbiologia Aplicada, instalado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão. A equipa do Instituto vai começar a realizar testes de despistagem, após os mesmos terem sido validados pelo Instituto Ricardo Jorge.
O coordenador da Unidade de Microbiologia Aplicada (UMA) explica que inicialmente, por questões de segurança, “começarão a ser realizadas cerca de 40 a 50 amostras diárias”. “As coisas têm de ser feitas com segurança, mas acreditamos que ao final de alguns dias estaremos nas 180 amostras diárias”, afirma Paulo Fernandes.
“Perante o desafio lançado para que o IPVC, através da UMA, se juntasse a esta iniciativa de caráter nacional, foram necessárias cerca de duas semanas para que todos os ajustes e adaptações fossem efetuadas, desde formação específica aos recursos humanos que estão envolvidos, aos procedimentos estabelecidos no âmbito do protocolo desenvolvido pelo Instituto de Medicina Molecular e à aquisição dos materiais de proteção e reagentes necessários”, refere fonte do Instituto, em comunicado.
A equipa é constituída por 10 pessoas da Escola Superior de Tecnologia e Gestão e da Escola Superior Agrária, entre docentes, técnicos e investigadores testou com sucesso a realização de testes de despistagem ao Sars -2-Cov.
UNIDADE DE MICROBIOLOGIA APLICADA
A UMA foi criada em 2005, com o apoio do Programa Operacional para a Região Norte, através da Ação Integrada de Base Territorial para o Minho-Lima, os principais objetivos deste laboratório. A UMA IPVC, estrutura integrada no campus da Escola Superior de Tecnologia [ESTG-IPVC], renovou a acreditação dos métodos de ensaios que já tem acreditados. Com a extensão da Acreditação conta já com 17 ensaios Acreditados na área da Microbiologia.
O Laboratório da UMA possui todas as infraestruturas para confinamento de segurança biológica adequado, existindo um ambiente controlado em pressão atmosférica, humidade, temperatura e esterilidade do ar.
O ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior enalteceu o trabalho do IPVC no auxílio ao combate à pandemia da Covid-19. Manuel Heitor visitou, na tarde desta segunda-feira, as instalações da UMA. Nessa visa foi celebrado um protocolo entre o IPVC, o Ministério do Trabalho e Solidariedade Social e o Ministério da Coesão e tem, como objetivo a realização de testes a utentes e funcionários das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS´s).
“A zona do Alto Minho é particularmente significativa porque tem mais de 60 lares e por isso foi muito importante o Politécnico de Viana do Castelo se ter mobilizado para adaptar o laboratório para prestar este serviço à população desta região, sublinhou, na ocasião, o ministro.