A Sociedade de Instrução e Recreio Darquense foi criada em 27 de abril de 1950 (por fusão com o Sport Club Darquense) e teve a primeira sede em edifício arrendado na atual Rua 25 de Abril (lugar das Bouças). Desentendimentos com o proprietário do imóvel, levaram a que o clube mudasse mais tarde para a Rua Manuel Espregueira, perto da Fonte de Vila.
Em 25 de junho de 1956 foi constituída a Comissão Pró-Casa-Sede com a finalidade de conseguir instalações próprias para a instituição. Esta Comissão, através de peditório de porta em porta – em que cada morador contribuía com um ovo ou com 10 tostões – realização de espetáculos de teatro, bailes, Janeiras, rifas e autocolantes, conseguiu reunir os 40 contos necessários à aquisição do terreno, em 1957. Para a construção da Casa-Sede (Teatro e Consultório Médico), a Comissão dizia na altura que aceitava “qualquer importância por mais pequena que seja, toda a mão-de-obra que for possível e todos os materiais de construção necessários”.
Em 25 de abril de 1980, o sonho de três décadas tornou-se realidade, com a inauguração do atual edifício da SIRD na Avenida Carteado Mena.
Vocacionada para a instrução e recreio, a coletividade ganhou também projeção na componente desportiva, nas modalidades de futebol, atletismo e judo. Ao longo da sua história promoveu atividades de vária ordem, nomeadamente teatro, música, Serração da Velha, Queima dos Judas, oficinas, tertúlias, educação física e ballet.
Foi considerada Instituição de Instituição de Utilidade Pública por Despacho publicado no Diário da República em 1990 e Instituição de Mérito pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia em 2016.