Embora tenhamos estado em confinamento, e a população de Subportela tenha respeitado essa prerrogativa, alguns acontecimentos e/ou situações foram-se passando pelas terras de Subportela e pelas suas gentes.
Aos poucos, foram surgindo novidades menos boas, que só agora o povo vai conhecendo após o retiro forçado. O facto de conhecidos, amigos ou vizinhos que adoeceram e ficou por dar o aconchego de um abraço. Outros que faleceram e só as nossas orações serviram de consolo. São as regras que esta pandemia lançou e que a todos faz sofrer.
Têm acontecido alguns roubos em terrenos agrícolas, segundo nos foi transmitido por alguns dos lesados. Os autores que perpetraram estes roubos somente levaram as plantações que haviam sido feitas e não estragaram o resto das plantações. Do mal o menos, diremos.
As obras há muito esperadas no cemitério paroquial estão a finalizar. A parte nova recebeu o respetivo gradeamento e o portão, ficando assim mais uma obra terminada por parte do Executivo da Junta de Freguesia. Iniciada também, e já em fase de acabamento está a obra de requalificação dos talhões mais antigos do cemitério, que tinham muitas sepulturas desniveladas e outras onde a água de limpeza e chuva se acumulava constantemente.
De relembrar que este cemitério esteve encerrado até ao dia 08 de maio, reabrindo nessa data com as regras que estão a ser aplicadas nos demais cemitérios, assim como em outras áreas. Espera-se, como é apanágio da população de Subportela, o respeito por eles e pelos vizinhos e amigos.
São também, desde o fim das obras na Rua da Igreja, reclamadas intervenções para tapar os diversos buracos e lombas no piso. Nas últimas semanas, a obra foi iniciada e espera-se a sua conclusão nos próximos dias. Também a festa de São João será adiada. A Comissão de Festas agradece a toda a população e aos demais parceiros e promete um São João 2021 de lembrar por muito tempo.