Distanciados pela pandemia, mas unidos pela fé

No quarto domingo de Páscoa, primeiro domingo do mês de maio, celebrou-se o Dia do Bom Pastor. Jesus Cristo foi o nosso Bom Pastor que cuidou das suas ovelhas e que num Ato de Supremo Amor deu a Sua Vida por elas para salvação das suas almas.

Neste dia, os paroquianos de Cardielos aproveitaram para homenagear o seu Pastor, Padre Tiago, que ao longo destes anos tem servido a comunidade com enorme dedicação, transmitindo-lhes a sua Fé e incentivando-os à oração, à solidariedade para com os mais desprotegidos, mais idosos e também tem revelado enorme desvelo para com o grupo de catequizandos da freguesia. A Fábrica da Igreja entregou-lhe uma simbólica lembrança em nome de todos os paroquianos. Também o grupo de catequizandos e catequistas quis manifestar-lhe a sua amizade através de desenhos, vídeos e mensagens que carinhosamente lhe enviou.

Aproveitaram para reconhecer a importância da sua presença diária, no seio das famílias, nesta fase de grande adversidade, através da recitação do terço, via Facebook e que se tem mantido durante este mês. Nos anos transatos a orientação do terço, durante o mês de maio, era feita pelos diversos grupos da pastoral, não sendo possível fazê-lo, foi-lhes lançado o desafio de colocarem uma vela acesa, na janela ou varanda das suas casas, no dia que lhes foi atribuído, de acordo com uma escala utilizada nos anos anteriores para a orientação do terço.

Este ano, deu-se a feliz coincidência de Dia do Bom Pastor ser também o Dia da Mãe. Apesar de muitas mães estarem a cumprir o distanciamento social que lhes foi imposto, as redes sociais puseram-nas em contacto virtual com os seus filhos. Desejamos que no próximo ano, se tenha dissipado este pesadelo que se abateu sobre nós para que todos possam abraçar sem limites as suas mães!

Festa da Senhora do Amparo
Todos os anos, no terceiro domingo de maio, se realizam as festas em honra de Nossa Senhora do Amparo, venerada com muita devoção pelos fiéis desta freguesia.
Estas festividades, com a Vida exemplar de Maria bem no centro da dinâmica festiva, são muito concorridas, atraindo muitos forasteiros.

Este ano, considerando as limitações às práticas religiosas com a presença de fiéis, o nosso Pároco, não querendo deixar passar em branco um dia tão abençoado e importante na comunidade propôs, com o apoio da comissão de festas dos lugares de Igreja e Breia, que se realizasse a Eucaristia no dia 17, pelas 11h, transmitida pelo Facebook através da página das comunidades paroquiais de Cardielos e Serreleis. E às16 horas que a imagem de Nossa Senhora do Amparo percorresse todas as ruas de todos os lugares da Paróquia.

O pároco solicitou, ainda, aos seus paroquianos que cobrissem com flores os caminhos por onde passasse o andor da Senhora do Amparo e colocassem colchas brancas nas varandas. Assim, a partir das suas casas, todos terão oportunidade de venerar e implorar a Maria a Sua Proteção Maternal.

Fica uma palavra de apreço à briosa comissão de festas que organizou vários eventos para angariação de fundos.

Desejamos que no próximo ano se retomem as ancestrais festas em honra da Senhora do Amparo, com toda a devoção, o entusiasmo e a alegria com que tradicionalmente são vividas nesta comunidade.

Óbitos
No dia 17de abril, faleceu a senhora Maria Correia Parente, do lugar de Outeiro, com 94 anos. Uma semana depois, no dia 23 de abril, faleceu o seu filho, João batista Parente Borlido, com 66 anos de idade.

No início deste mês, no dia dois, faleceu a senhora Maria de Jesus Afonso da Cunha, moradora na rua Bairro de Baixo, em Cardielos, com 81 anos.

Na sequência deste momento de mais prevenção que estamos a atravessar, todas as cerimónias fúnebres foram restritas aos familiares mais próximos.
Às famílias enlutadas os nossos sentidos pêsames.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.