Face ao contexto atual, a Associação de Reformados e Pensionistas de Viana do Castelo (ARPVC) tem o Centro de Dia e o Centro de Convívio encerrados, mas o Serviço de Apoio Domiciliário está a funcionar praticamente em pleno. Contudo, a Direção e os seus colaboradores têm desenvolvido atividades para os idosos que se encontram, agora, no seu domicílio, sempre cumprindo com as diretrizes de proteção e segurança. Os trabalhos realizados pelos nossos clientes têm sido divulgados permanentemente através da nossa página de Facebook.
Desde o dia 08 de abril, que os inscritos no Centro de Dia têm executado as atividades semanais. Estas contemplam diversos domínios, como jogos cognitivos, arte-terapia, alertas para a realização de exercício físico, etc., etc. Os inscritos realizam estas atividades com grande afinco, como se pode comprovar pelas imagens. No final de abril, os clientes de Centro de Convívio foram desafiados para a elaboração dos tradicionais “maios”. Estes corresponderam com belíssimas coroas floridas, usando a exigida giesta, sendo expostas, posteriormente, no exterior da instituição. A coroa mais apelativa e selecionada pela Direção foi a pertencente à nossa sócia D. Fernanda Sá, premiada com um singelo lenço de amor.
No presente mês, aos clientes de Centro de Dia, Centro de Convívio e Serviço de Apoio Domiciliário, são desafiados para a entrega de uma receita culinária, de algum modo significativa. O objetivo é compilar todas essas receitas numa brochura. Este material será distribuído mais tarde por todos os participantes, bem como pelos associados que se mostrarem interessados.
Até 24 de julho, a ARPVC lança outro desafio para os frequentadores das três valências, associados e comunidade, em geral, relacionados com a Romaria D’Agonia, mas que este ano não se realizará. Assim, a instituição propõe a “Manta de Retalhos”. Cada participante deve decorar um retalho de tecido, de modo criativo, e cingido ao tema supracitado.
Para o efeito, foi elaborado um regulamento que contemplará todos os materiais necessários que serão fornecidos pela ARPVC. Os pequenos retalhos serão juntos até ser elaborado um painel de grandes dimensões, que será exposto na ARPVC a partir do final do mês de julho.
Todo o pessoal afeto à ARPVC espera que se vença brevemente esta “pandemia” e que depressa se inicie o desenvolvimento deste trabalho, tão essencial em prol da comunidade, e sobretudo junto das pessoas mais idosas.
A.R.P.V.C.