Em Afife, com o finalizar das obras de vedação da via férrea, com muros de betão, foi encerrada na totalidade a passagem de S. Roque. A situação despoletou, desde logo, a contestação de residentes.
A Junta de Freguesia e Câmara Municipal tentaram, junto da Infraestruturas de Portugal, encontrar uma solução a curto prazo, até que seja construída uma passagem pedonal inferior. A situação originou várias reuniões entre Câmara e Infraestruturas de Portugal, mas sem êxito.
O vereador Luís Nobre deslocou-se, há dias, a Afife, onde reuniu com a junta e Assembleia, numa sessão que aconteceu no auditório do Casino Afifense. O vereador deu a conhecer as diligência efetuadas e referiu que a IP, não abdica uma vírgula, no caso da segurança e referiu que as reuniões não foram fáceis, porque no caso de S. Roque, o muro tinha sido derrubado, logo que a obra se iniciou e depois a IP, referiu que foram colocadas pedras na via, o que originou a paragem de um comboio, tendo o caso sido denunciado à GNR.
Luís Nobre deixou claro que neste momento a prioridade da Câmara passa pela construção de uma passagem inferior à via férrea, no lugar de S. Roque, orçada na ordem dos 600 mil euros e que é apontado o segundo semestre de 2021 para a sua conclusão.
A Junta de Freguesia tem feito várias diligências para resolver esta e outras situações, como o caso mais a norte da freguesia, mas por aquilo que o vereador deixou claro, não é fácil negociar com a IP, que não abdica da segurança na via e por tal, não permite qualquer passagem, que não seja devidamente autorizada. De referir que, neste momento, quase todas as passagem sobre a via na área geográfica da freguesia, foram encerradas, encontrando-se apenas as passagens da Estação e da Rivela. Mas que poderão ter os dias contados.
CAFÉ MODZ FOI ASSALTADO
O café Modz, situado em pleno centro cívico de Afife, foi alvo de um assalto ocorrido durante a noite. Os presumíveis assaltantes terão entrado pelas traseiras, pela área da esplanada, levando consigo, tabaco, bebidas, comida e dinheiro, além dos estragos causados. O caso foi entregue à GNR de Vila Praia de Âncora, que deslocou ao local vários agentes, e efetuaram as devidas diligências para tentar descobrir os presumíveis assaltantes.
ATIVIDADES DE VERÃO
A Junta de Freguesia e as associações, organizadoras de várias atividades de verão, decidiram adiar para 2021, todas as atividades programadas, como a feira de artesanato, as Capelas Floridas e o movimento Associativo.
BANDEIRAS AZUIS
Afife vai voltar a ficar com uma bandeira azul na gaveta, já que a praia da Ínsua, continua sem as devidas infraestruturas de apoio necessárias e que estavam previstas no POLIS do Litoral, mas que até aqui, ainda não, avançaram no terreno.
No entanto, a praia do Caracol que ostenta a bandeira desde a primeira hora e a praia da Arda, vão içar as bandeiras, numa época balnear, que se afigura mais curta que o habitual e que deixa preocupados os concessionários.
A Junta de Freguesia já garantiu a normalidade do funcionamento das instalações de apoio a estas praias e prepara a limpeza dos acessos e do próprio areal.