A Ecovia em Arcos de Valdevez terá um novo percurso graças à ampliação prevista entre o Poço das Caldeiras e S. Sebastião, numa extensão de 1850 metros.
Com um percurso de cerca de 32 km, a Ecovia de Arcos de Valdevez, que acima de tudo respeita a fauna e flora do meio, permite aos amantes da Natureza usufruir da paisagem que envolve este itinerário, assim como, explorar o património cultural da região.
Trata-se de um percurso que segue ao longo da margem direita do rio Lima, do limite concelhio, em Jolda S. Paio até ao lugar de Gandara, freguesia de Santar, bem como, pela margem direita do Rio Vez, limitada a norte pela aldeia de Sistelo e a sul pelo lugar de Prova, freguesia de Paçô.
A Câmara Municipal prevê a melhoria da Ecovia do Vez através da criação de um troço, permitindo a ligação entre o Poço das Caldeiras, freguesia de Loureda, e S. Sebastião, freguesia de Cabreiro. Salienta-se que até ao momento o troço existente se desenvolvia ao longo dos caminhos municipais 1254-1 e 1286, não possuindo as melhores condições de segurança para os utilizadores.
Deste modo, a empreitada “Expansão da Rede de Ecovias do Alto Minho – Ecovia de Loureda/Cabreiro”, adjudicada, na última reunião de Câmara, ao concorrente TOSCCA, Equipamentos em Madeira, Lda, pelo valor de 157.455,37 euros, prevê a execução de trabalhos de implantação de uma ecovia de caráter turístico, melhorando, consequentemente, a segurança dos utilizadores e permitindo percorrer a ecovia de modo contínuo.