O projeto de apoio à restauração, “Viana à Esplanada”, vai obrigar a alguns condicionalismos de trânsito. A medida foi aprovada por unanimidade na reunião de Câmara de ontem.
O autarca socialista dava alguns exemplos, como a cafetaria Manuel Natário e o restaurante Laranjeira, que não tem possibilidade de ter esplanada no exterior. Nesse sentido, o trânsito vai estar cortado naquela artéria das 10h às 23h.
“Em agosto vamos, provavelmente, ter de fazer um acerto no horário, para mais tarde, (..) pedia esta sensibilização e entendimento aos moradores, que vão ter alguma dificuldade de circulação”, informou. Adiantando que “temos de apoiar a atividade económica, responsável por muito emprego. O trabalho técnico feito em parceira com a AEVC vai permitir gerir conflitos e encontrar equilíbrios, sem prejudicar ninguém”.
O projeto “Viana à Esplanada” contou com 65 participações tendo 20 sido automaticamente autorizados e 45 estão ainda a ser analisados e deverão receber autorização até esta sexta-feira.
O projeto permite que lojas comerciais possam utilizar áreas exteriores aos estabelecimentos comerciais, garantindo o distanciamento social. Outra medida prevista no âmbito da “Viana à Esplanada” é a abertura de novas esplanadas para cafés, pastelarias e restauração no espaço público, respeitando as orientações da Direção Geral de Saúde (DGS).
Todas estas novas áreas de ocupação do espaço público na cidade e concelho serão isentas de taxas de ocupação.
Esta iniciativa está integrada no programa “Havemos de ir a Viana”, campanha de promoção da cidade e do concelho no pós-Estado de Emergência que foi lançada pela Câmara Municipal e pela AEVC com o objetivo de promover a reativação do comércio, restauração e hotelaria vianenses.