Viana protege ninhos do Borrelho-de-coleira-interrompida

Na sexta-feira, dia 05 de junho, Dia Mundial do Ambiente, a Câmara Municipal de Viana do Castelo, em colaboração com o Darque Kayak Clube realizou uma ação de proteção dos ninhos daquela espécie nas margens do rio Lima.

A iniciativa, que partiu daquele Clube, é mais um importante contributo para consolidação do investimento que a autarquia tem vindo a empreender na proteção desta ave limícola que, entre os meses de abril e agosto, nidifica nas praias arenosas e na proximidade de estuários.

No presente ano e até ao momento foram já registados e georreferenciados entre Castelo de Neiva e a ribeira de Afife um total de 21 ninhos, alguns com posturas de quatro ovos. Todos os cidadãos podem colaborar no projeto, se encontrarem ninhos desta espécie, consultando os serviços técnicos do CMIA e integrando esse avistamento na plataforma de Ciência Cidadã – BioRegisto – disponível em www.cmia-viana-castelo.pt.

Na manhã de dia 05, na rede social Facebook da Câmara Municipal de Viana do Castelo e do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA), foi apresentado o espetáculo “Uma vez Hera… Hera para sempre, com texto adaptado a partir do conto “História de uma papoila”, de Luísa Ducla Soares, numa iniciativa dinamizada pela Krisálida – Associação Cultural do Alto Minho.

No sábado, desde a praia do Cabedelo, foi dado a conhecer o Módulo de Monitorização Partilhada do Ambiente, uma ferramenta inovadora do Sistema Municipal de Monitorização de Variáveis Ambientais e de Proteção Civil, que permitirá que o cidadão partilhe, juntamente com os serviços municipais e municipalizados, informações para a boa gestão e manutenção das variáveis e equipamentos ambientais.

Estas iniciativas dedicadas ao Dia Mundial do Ambiente, integram as linhas estratégicas do Ano Municipal da Literacia Científica, comemorado pela autarquia durante o ano de 2020. Recorde-se que a Câmara Municipal de Viana do Castelo tem em curso uma Agenda da Inovação e uma Agenda da Ciência e de Conhecimento para o quadriénio 2017-2021, onde se insere o desenvolvimento da Rede Municipal de Ciência, focada na criação de condições físicas, tecnológicas, logísticas e humanas para a investigação dedicada às três grandes unidades de paisagem – oceano, rio e montanha, para a atração de esforço de investigação para o concelho, desenvolvimento de novos produtos e serviços, e para a promoção da literária científica nas diversas camadas da população.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.