O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, vai presidir ao lançamento da obra de dragagem do canal de acesso aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. A cerimónia vai decorrer na próxima terça-feira, dia 16 de junho, pelas 10h, na infraestrutura portuária.
O projeto pretende melhorar as condições de acesso ao Cais do Bugio e aos Estaleiros Navais, e vai estimular o desenvolvimento industrial, permitir a entrada de navios de maior dimensão no porto e potenciar a criação de um cluster competitivo na indústria naval portuguesa, aumentando a competitividade da infraestrutura portuária. A intervenção vai ainda promover a melhoria das condições de segurança e navegabilidade no Porto de Viana do Castelo.
A empreitada, contemplada na Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente – Horizonte 2026, conta com um investimento da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) na ordem dos 17, 4 milhões de euros e um investimento privado de 11 milhões de euros da West Sea.
A empreitada tem um prazo máximo de execução de oito meses e conta com uma área de intervenção de aproximadamente 190 mil metros quadrados.
Espera-se que este investimento contribua para o aumento do Valor Acrescentado Bruto (VAB) em mais 90 milhões de euros; para a criação de 400 novos postos de trabalho; e para o reforço da atividade anual do estaleiro.
Recorde-se que o porto minhoto movimentou mais de 147 mil toneladas de mercadorias, durante o primeiro quadrimestre de 2020, o que representa um aumento de 8,2% face ao mesmo período do ano anterior.