O Centro Social e Paroquial de Mazarefes, fundado em 1994, encontra-se, desde então, instalado no largo das Boas Novas, num edifício de parcas condições face ao enquadramento da sua atividade. Ainda assim, esta Instituição Particular de Solidariedade Social tem persistido com a missão de servir a nossa comunidade e freguesias confinantes através da resposta de Serviço de Apoio Domiciliário (SAD).
Face à situação de dependência física ou psíquica que torne inviável, temporária ou permanentemente, a execução de atividades da vida diária, uma pessoa e/ou família poderá beneficiar do SAD do Centro Social e Paroquial de Mazarefes, nomeadamente do serviço de fornecimento de refeições, higiene pessoal, tratamento de roupa e higiene habitacional.
Desde o dia 20 de junho, o Centro Social e Paroquial de Mazarefes dispõe de novas instalações para melhor providenciar o apoio prestado. Foram inauguradas e entregues à instituição, numa cerimónia em que esteve presente o presidente da Câmara Municipal e vereadores do executivo vianense, as instalações situadas no edifício da Junta de Freguesia de Mazarefes que foram intervencionadas para o efeito, num investimento municipal de 95 mil euros.
O autarca vianense considerou que o SAD “é um serviço estruturante para a comunidade de Mazarefes e freguesias limítrofes”, tendo a Câmara Municipal começado por atribuir um apoio de 15 mil euros à União de Freguesiasde Mazarefes e Vila Fria para a execução da Cantina Social, no referido edifício. Posteriormente, investiu mais 45 mil euros, em duas fases, para a obra e, ainda, 35 mileuros para apetrechamento das novas instalações e aquisição de equipamentos, incluindo a renovação das máquinas da lavandaria por modelos industriais.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Viana do Castelo sublinha que as Grandes Opções do Plano de Atividades e Orçamento para 2020 reafirmam as linhas de atuação de acordo com a estratégia clara e consistente que aposta na reabilitação urbana, na coesão social e territorial das freguesias, na educação, no acolhimento empresarial, na cultura e na economia do mar.
Nos últimos anos, o alargamento dos serviços de fornecimento de refeições e higiene pessoal aos fins de semana revelou consciência de que o SAD deve atender às necessidades da sociedade atual. Com a nova cozinha em funcionamento, o SAD prevê a confeção de refeições, assim como incrementar os restantes serviços prestados.
É salutar que o Centro Social e Paroquial de Mazarefes cresça e diversifique as suas respostas sociais. Penso, especificamente, num Centro de Dia e numa Estrutura Residencial para Pessoas Idosas. Penso num Parque Infantil. Penso numa Creche. Penso no bem-estar e na manutenção das capacidades funcionais e da qualidade de vida dos mazarefenses.