As obras de requalificação da Praça da Linha do Vale do Lima iniciadas em junho de 2019, concluídas no que se refere à intervenção da área, e à instalação de infraestruturas como águas pluviais e outras, criação de novos parques de estacionamento, remodelação da Praça Central, reconfiguração da rotunda Poente, colocação de novas árvores entre outras benfeitorias, valorizaram (e muito) aquele área, que é a nova centralidade da Freguesia.
O plano geral desta intervenção, como já foi noticiado, engloba a requalificação do Bairro Social do IGAPHE, herdeiro do Ex- Fundo de Fomento, (FFH), que foi extinto. Obras que continuam a decorrer, verificando-se a acentuada melhoria do impacto positivo no edifício e naturalmente das condições de isolamento térmico interior dos edifícios e consequente melhoria da habitabilidade.
As obras na área envolvente visaram, fundamentalmente, a reorganização do trânsito naquela área da Freguesia, que se afigurava caótico, particularmente ao cimo da Rua Coronel Gonçalves Pires.
Importa referir que sem colocar em causa a solução encontrada, que veio trazer uma melhoria da circulação automóvel, no entanto alguma sinalização horizontal veio colocar alguns problemas aos automobilistas, que ali circulam diariamente em grande número, devido ao estacionamento, fora dos parques, em zonas de traço contínuo, o que torna difícil, na maioria das horas do dia, circular na rua de Santa Cristina, sem infringir o código da Estrada, sendo os automobilistas obrigados a ultrapassar o traço contínuo, nomeadamente quem circula na Rua de Santa Cristina e pretende descer em direção à rua Quinta do Bispo de Ângola ou seguir pela rua Abade de Barros.
Deverá ainda merecer a atenção da Divisão de Trânsito da Câmara Municipal, tendo sido já alertado na última Assembleia de Freguesia, a necessidade de completar a marcação horizontal de concordância na rua de Santa Cristina, a partir da zona de intervenção: Cruzamento com a rua Abade de Barros.
Também deverá ser contemplada a marcação da rua Coronel Gonçalves Pires, a partir da zona intervencionada pelas obras.
O que atrás foi referido não coloca em causa o projeto da obra, nem a sua execução, que devem ser realçadas e constituíram uma importante melhoria como atrás é referido.
RIO E RIBEIRA DE PORTUZELO FREGUESIA DA MEADELA
No jornal “A Aurora do Lima” do passado dia 02 de julho, foi publicado um artigo da iniciativa do clube “Darque Kayak Club” com o título «Atletas do DKC partiram à descoberta do rio e ribeira de Portuzelo», notícia que nos apraz registar.
Toda a descrição caracteriza de forma perfeita aquela excelente zona da Ribeira de Portuzelo, todo o seu deslumbrante enquadramento, como a artística ponte que atravessa as duas margens, o parque de merendas, na margem do rio (Largo da Lena), onde se situa a Associação de Moradores de Portuzelo, zona que foi alvo de grande intervenção urbanística pela anterior autarquia, tal como foi na zona da Ponte de Portuzelo que serve de atravessamento do rio pela estrada nacional 202, que liga Viana do Castelo a Ponte de Lima, onde durante décadas se realizaram as tradicionais festas dos Santos Populares, que atraía àquele pitoresco local largas centenas de pessoas, em cada um dos dias de festa, atraídos pela beleza da paisagem, e da iluminação permanente instalada sobre a Ribeira, a que se juntava a música popular, a tradicional sardinha assada e a broa de milho da região, acompanhadas com o bom vinho verde tinto.
Este meu trabalho pretende apenas realçar o quanto é bela toda a Ribeira de Portuzelo e as infraestruturas existentes e referir que a Ribeira e o rio, desde a foz no Rio Lima, fica situado no “lugar de Portuzelo”, da freguesia da Meadela.
Esta compreensível confusão, sem importância, prende-se com o facto de o lugar de Portuzelo, ser comum às duas freguesias: Meadela e Santa Marta de Portuzelo, e ainda o facto de que em termos oficiais, a freguesia ser durante séculos considerada de freguesia de Portuzelo, sendo finalmente considerada oficialmente há algumas décadas atrás, pela Assembleia da República, de “Freguesia de Santa Marta de Portuzelo”, como o povo sempre considerou.
RECOLHA DE SANGUE
No próximo dia 17 de julho, sexta-feira, das 15h às 19h, no Centro Social e Paroquial de Alvarães, a Associação de Dadores de Sangue da Meadela promoverá uma recolha de sangue e registo de medula óssea.
Participe e ajude com as suas contribuições.
Ao dar sangue pode ajudar a salvar vidas.
FALECIMENTOS
MAIO
Dia 18 – Maria de Lurdes da Silva Gomes Ferreira, de 79 anos de idade, residente na rua da Tábua, Meadela.
Dia 21 – João Norberto Araújo Borlido, de 87 anos de idade, residente na rua do Bezerra, Meadela.
Dia 27 – José da Rocha, de 63 anos de idade, residente na rua Arquiteto Francisco Passos, Meadela.
Dia 27 – Rui Filipe Vieira Moreira, de 49 anos de idade, residente na Travessa do Bezerra, Meadela.
Dia 29 – Rosa Otelinda Gonçalves Correia Ferreira, de 74 anos de idade, residente na rua das Minas, Meadela.
JUNHO
Dia 02 – Avelino de Araújo Gonçalves, de 77 anos de idade, residente na rua do Esteiro S. Salvador da Torre, Viana do Castelo.
Dia 10 – Clarisse Moreno da Cunha Matos Araújo, de 81 anos de idade, residente na rua Frei Luís de Sousa, Meadela. Dia 13 – Henri Raymond Albrecht, de 75 anos de idade, residente na rua do Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela.
Dia 18- Virgílio Viana da Silva, de 76 anos de idade, residente na rua do Ameal, Meadela. Dia 19 – Preciosa Rodrigues Soares, de 92 anos de idade, residente na rua Sebastião Pereira da Cunha, Meadela.
Sentidas condolências às famílias.